E-commerce da Dr. Peanut agora conta com Centro de Distribuição em Minas Gerais

Pioneira e líder de mercado no Brasil no segmento de pasta de amendoim gourmet, a Dr Peanut segue investindo na expansão da marca, que passa a contar com e-commerce saindo de Extrema, no Sul de Minas Gerais, para todo o Brasil. A estratégia ocorre após bons resultados financeiros da empresa, que permitiram a expansão do mercado B2C – ou venda direta ao consumidor.
Com faturamento anual de R$ 170 milhões, a Dr Peanut optou por escolher um Centro de Distribuição (CD) terceirizado especializado em vendas digitais em um local estratégico para a marca. Segundo o CEO Rodrigo Cardoso, Minas Gerais é um estado com grandes empresas especializadas em e-commerce, além de oferecer vantagens tributárias.
“Hoje Minas é um estado estratégico por estar no centro do Brasil e, com isso, permite entregas em 24 horas para qualquer local”, resume. Além disso, segundo ele, o Estado oferece benefícios fiscais importantes para empresas, como o Regime Especial de Tributação (RET), que permite que marca tenha 10% de ganho em margem.
Com a parceria, o CD em Minas Gerais recebe um percentual de venda para realizar a operação. O espaço fica então responsável pelo estoque e entrega de produtos, além de gerir o processo de faturamento.
“Somos uma empresa B2B (venda de empresa para empresa) com mais de 10 mil pontos de vendas em todo o Brasil e enfrentamos dificuldade em realizar a venda direta ao consumidor. Com a parceria, já avançamos cerca de 75% nas vendas do e-commerce em apenas um ano”, revela Cardoso.

Além do CD especializado em e-commerce em Minas Gerais, a marca de pasta de amendoim também conta com outro CD, voltado para o B2B no Espírito Santo. Já a fábrica de produtos da Dr. Peanut está localizada em Curitiba (PR) e possui capacidade de produzir 2 milhões de unidades por mês. Atualmente, um quarto dessa capacidade é utilizado.
A concentração de operações no Sudeste também vai aos encontro dos principais mercados da marca. São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais são os maiores consumidores dos produtos Dr. Peanut, sendo o estado mineiro responsável por 10% de todas as vendas da empresa.
Marca amplia mix de produtos

Ainda para este ano, a Dr. Peanut espera ampliar em 50% o faturamento. Para seguir obtendo bons resultados, Cardoso adianta que a empresa vem concentrando foco em alguns pilares. Entre eles, o executivo destaca que pretende ampliar o mix de produtos, além de expandir o público-alvo.
A partir deste ano a empresa também vem se consolidando como uma alternativa saudável e segura. Os produtos, que já não possuíam açúcar e glúten, passaram também a não conter lactose.
O lançamento de novos sabores do carro-chefe da marca também resultou efeitos positivos neste ano. As vendas de doce de leite, em parceria com o chefe Henrique Fogaça, elevaram as vendas da marca e hoje o sabor já conquista o primeiro lugar em vendas.
Ainda neste ano, Cardoso revela que a Dr.Peanut vai lançar novos sabores. As expectativas, segundo ele, é que os produtos com a iguaria façam sucesso entre os consumidores tanto quanto o doce de leite.
Além das pastas de amendoim, a empresa também vem focando em alternativas de consumo simplificado. Os snacks, como wafers, bolacha de arroz e bites já representam 15% das vendas da marca, além de refletirem, segundo Cardoso, a inovação constante e a adaptabilidade da empresa às demandas do mercado.
Inicialmente fitness, Dr.Peanut quer expandir público-alvo
Inicialmente voltada para o público fitness, a marca está agora ampliando seu apelo para diferentes segmentos, incluindo crianças, idosos e pessoas com condições especiais, como diabetes. “Nossos produtos se transformaram em uma nova opção de sobremesa saudável, competindo com marcas, como Nutella, ao invés de outras pastas de amendoim”, pontua Cardoso.
Outro foco da Dr. Peanut está na expansão internacional. Segundo ele, a empresa quer ampliar o público de “milhões” para “bilhões” de pessoas nos próximos anos. “Começamos a participar de feiras internacionais, em Dubai e Estados Unidos e o nosso plano é aumentar nossa força em exportação”, conclui.
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