Negócios

PBH atrai grandes eventos para a Capital

Foi publicado o resultado do Edital Belo Horizonte - Cidade dos Eventos, que valorizou propostas exclusivamente presenciais
PBH atrai grandes eventos para a Capital
Edital Belo Horizonte - Cidade dos Eventos aprimora o calendário anual de celebrações | Crédito: DIVULGAÇÃO / BELOTUR Qu4rto Studio

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou o resultado dos projetos contemplados pelo Edital de Patrocínio Belo Horizonte – Cidade dos Eventos, iniciativa que consolida a capital mineira como destino turístico de experiência. Foram selecionadas propostas exclusivamente presenciais, provenientes de todas as partes do País, que tenham potencial turístico e que sejam realizadas no município. O valor global do aporte foi de R$ 5 milhões. Os eventos poderão ocorrer no período entre 11 de setembro deste ano a 31 de janeiro de 2024. A lista completa com as 64 iniciativas contempladas está disponível no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

“O apoio ao setor de eventos é uma aposta estratégica da Belotur, pensando no incremento e na promoção de agendas de potencial turístico para o município. O Edital de Patrocínio Belo Horizonte – Cidade dos Eventos tem o objetivo de promover a capital mineira como polo de atração turística, com visibilidade nacional e internacional, valorizando os espaços urbanos, as experiências dos moradores e turistas, a cultura, a gastronomia, os atrativos e serviços locais, gerando emprego e renda para a cidade”, comenta o presidente da Belotur, Gilberto Castro.

Grandes shows e festivais musicais serão contemplados no Edital. O destaque fica por conta do cantor internacional Roger Waters, fundador da banda inglesa Pink Floyd, que se apresenta no Mineirão em novembro. No mesmo mês, também acontece a apresentação da cantora de samba Alcione, comemorando seus 50 anos de carreira. Em outubro, o “Festival Festeja” chega à cidade trazendo grandes nomes da música nacional, com os shows de Zé Neto e Cristiano, Israel e Rodolfo, Murilo Holff e Luiza Sonza. Já em janeiro do próximo ano, a capital mineira recebe o Bloco do Silva, no Mirante Beagá, esquentando os tamborins para o Carnaval de Belo Horizonte 2024.

A gastronomia, um dos principais atrativos turísticos e de desenvolvimento econômico da cidade, também está em evidência em diversos projetos do Edital. Entre setembro e dezembro deste ano, Belo Horizonte receberá várias agendas gastronômicas de destaque. Entre elas estão o Festival Botecar 2023, com a participação de 35 bares em 31 dias de evento; o projeto “Caio Soter convida – Chefs do Brasil”, que consiste no intercâmbio entre o chef belo-horizontino e profissionais da cozinha de outras cidades, estados e países; a “Feira Garfo”, espaço gastronômico no Colégio Arnaldo com área kids, espaço cross dog e cozinha-show; o Figa – Festival de Gastronomia e Arte, evento no Parque do Palácio, com os renomados estabelecimentos Peko Peko Ramen, Chico Dedê, Cozinha de Sofia e Dona Torta, além do Mesa ao Vivo Minas Gerais 2023, com presença dos chefs mineiros Léo Paixão e Flávio Trombino.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A lista conta, ainda, com eventos de destaque nacional como a Supercopa de Vôlei Feminina e Masculina, com os dois jogos valendo as taças sendo realizados no Complexo do Mineirinho e projetos de artes como a 34ª Feira Nacional de Artesanato, espaço que valoriza o artesão mineiro. Entre os contemplados também está o Anime Festival BH 2023, projeto que valoriza a cultura dos mangás e animes, com concursos de cosplays e ilustrações, partidas de jogos e bate-papos. Já em dezembro, Belo Horizonte entra no clima natalino com a “Cidade de Natal”, evento de 12 dias que acontecerá no Palácio das Mangabeiras, com apresentações musicais e esquetes teatrais e circenses.

Para divulgar o turismo de Belo Horizonte, dois importantes projetos estão na lista do Edital. O evento ‘#VemPraBH 6’, que acontece em outubro, irá trazer para a capital mineira 200 influenciadores e personalidades de outras regiões brasileiras que serão recebidos por embaixadores da cidade, com o objetivo de divulgar o município por meio de oito roteiros turísticos de experiências. Já em janeiro de 2024, o projeto “Casa de Verão em Beagá” irá reunir 15 influenciadores de renome nacional em Belo Horizonte, em uma casa no bairro São Bento, durante três dias, com ações de divulgação dos atrativos gastronômicos, históricos e turísticos da cidade.

Vale ressaltar que cada evento realizado com aporte financeiro do Edital contrata ou apoia, no mínimo, mais outras seis empresas belo-horizontinas. São serviços de comunicação, alimentação, infraestrutura, locação de equipamentos, sonorização, iluminação, transmissão, entre outros, gerando emprego e renda no município.

Cidade dos Eventos

O Edital Belo Horizonte – Cidade dos Eventos chega para aprimorar o calendário anual de celebrações e encontros do município, com a captação ainda maior de programações que gerem fluxo turístico na cidade, oportunidade para a capital mineira demonstrar sua hospitalidade, para além da localização geográfica estratégica, gastronomia, boa oferta da rede hoteleira e mão de obra capacitada, gerando emprego e renda. Além disso, este novo modelo de edital irá fortalecer as experiências de moradores da cidade e turistas com a capital mineira. A previsão de publicação é de um edital por ano, contendo, no mínimo, uma janela de seleção, com a perspectiva de abertura de novos períodos de seleção durante a vigência do edital. As janelas de inscrição serão abertas em períodos pré-determinados, a serem divulgados com antecedência, assim, os interessados poderão ter mais de uma oportunidade por ano para submeter seus projetos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas