Mineira PD Case investe R$ 46,8 milhões em plataforma de IA para o setor financeiro

A PD Case Informática Ltda., com sede em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), investirá R$ 46,8 milhões em inovação tecnológica. A empresa pretende desenvolver uma nova plataforma com inteligência artificial (IA) voltada para o segmento financeiro. O valor foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pelo programa BNDES Mais Inovação.
O sócio-diretor da PD Case, Rafael Evangelista, ressalta que a nova tecnologia trará soluções inovadoras que irão acelerar a transformação digital no segmento financeiro.
“Com a nova plataforma, vamos acelerar a transformação digital do setor, oferecendo tecnologia de ponta, baseada em inteligência artificial, para bancos, fintechs, correspondentes bancários e empresas de diversos segmentos que queiram operar no modelo de Banking as a Service (BaaS).”
Ainda conforme Evangelista, a obtenção do financiamento pelo BNDES é importante e permitirá o avanço da inovação. “A parceria com o BNDES representa um marco para a PD Case e fortalece a nossa capacidade de inovar e expandir soluções digitais que democratizam o acesso a serviços financeiros no Brasil”, disse.
Conforme os dados do BNDES, a plataforma, chamada PD Bank 3.0, terá interfaces de programação de aplicativos em nuvem. Assim, os serviços financeiros oferecidos poderão ser facilmente personalizados e integrados a sistemas preexistentes. A expectativa é que a tecnologia mais avançada e a formatação mais moderna substituam os atuais produtos disponibilizados pela empresa. Os serviços envolvem etapas de cadastro, captação, contas, pagamentos, arrecadação, compensação eletrônica, cobrança bancária, agendamento e débito automático, entre outros.
As soluções trarão melhorias na infraestrutura bancária, a partir da otimização de sistemas e processos, além de abrir oportunidades para o desenvolvimento de novas fintechs e para o fortalecimento daquelas já existentes. O desenvolvimento do projeto envolverá cerca de 90 profissionais qualificados nas áreas de business intelligence (BI), arquitetura de software e desenvolvimento de software, especialistas em Data Lake, inteligência artificial, entre outros.
As novas soluções também irão beneficiar a modalidade BaaS, negócio financeiro em que outros setores passam a oferecer produtos e serviços que antes eram exclusivos do setor bancário. O objetivo da PD Case Informática, com a nova plataforma, é ajudar a elevar o número de clientes dessas empresas. Para isso, serão disponibilizadas ferramentas para a emissão de cartões, a integração com sistemas de pagamentos instantâneos (como o Pix), a oferta de serviços bancários sob demanda (incluindo gestão de contas e concessão de crédito) e a implementação rápida de novos produtos financeiros.
Com sede em Minas Gerais, a PD Case Informática conta com escritórios regionais em Belém, Fortaleza, São Luís e Vitória, além de atuar em projetos em outros estados. Junto ao setor bancário, oferece soluções que atendem a serviços financeiros, dando suporte às transações e facilitando a padronização e a troca de informações. Atualmente, a PD Case Informática possui 22 softwares registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Ouça a rádio de Minas