Plano de expansão da Zenvia inclui Minas Gerais

O mercado promissor de Minas Gerais tem estimulado investimentos, exemplo disso é a Zenvia, empresa de tecnologia de São Paulo, que iniciou um projeto de franquias e tem Minas Gerais como um dos focos para abertura de unidades. Lançado há poucos meses, o programa de franquias é uma das estratégias para aproximar a empresa dos clientes e ampliar a adoção da Zenvia Customer Cloud. A expectativa é somar 30 franquias até o fim do ano e ampliar a base de clientes da Zenvia Customer Cloud em 25%. Em Minas Gerais, já foram abertas três franquias.
De acordo com o revenue director da Zenvia, Michael Lima, a Zenvia é uma empresa que oferece soluções com Inteligência Artificial (IA) para ajudar outras empresas a atenderem melhor e venderem mais. Isso acontece através do Zenvia Customer Cloud, uma IA completa que integra gestão e operação em uma única solução, deixando, portanto, a interação com os clientes mais fluida.
“Nossas soluções ajudam as empresas a atenderem melhor os consumidores, a ampliarem a base de clientes e aumentarem as vendas. Há opções para as áreas de marketing – voltada para captação de clientes -, para a áreas de vendas – ajudando na conversão via canais digitais -, e também nas áreas de pós-vendas. Para isso, usamos todo o universo de IA e IA Generativa que está bem presente no momento atual”, explica.
Zenvia projeta 30 franquias em 2025
Com uma base de cliente consolidada e distribuída nas capitais do País e nas principais regiões metropolitanas, a empresa, que até o final do ano possuía, no Brasil, somente um escritório em São Paulo, decidiu ficar mais próxima aos clientes. Dessa forma, lançou o programa de franquias em dezembro. Hoje, são 20 unidades, sendo três em Minas Gerais.
As unidades da Zenvia em Minas Gerais estão localizadas em Belo Horizonte, em Sete Lagoas, na região Central do Estado, e em Uberlândia, no Triângulo. Conforme Lima, a tendência é manter apenas as três unidades até o final do ano, sendo que, em 2026, o número poderá ser ampliado.
“Nós temos uma base de clientes muito grande e queremos ter uma presença mais local, mais física, permitindo, assim, um contato maior para melhor atender. Então, nossa ideia é ter um franqueado em cada um dos principais polos, onde a gente já tinha clientes. As três franquias mineiras cobrem boa parte da nossa base, então, provavelmente, no ano que vem, a gente vai expandir um pouco mais no Estado”, diz.
Mercado
Quanto ao mercado, segundo Lima, o mesmo segue bastante aquecido, o que vai favorecer o desenvolvimento das franquias. As soluções se aplicam em diversos setores como educação, varejo, serviços, financeiro, entre outros.
“O mercado está superaquecido, porque, praticamente toda empresa tem a necessidade de se comunicar melhor com o cliente, com o consumidor final. A pandemia de Covid-19 acelerou bastante a digitalização das empresas. Desde o ano passado, a IA Generativa provocou uma revolução no mercado, trazendo a inteligência artificial com uma comunicação muito mais pessoal. A nossa solução é muito aderente às necessidades das empresas”, frisa.
O valor de investimento inicial para formalização do contrato e o início da operação de uma franquia é de R$ 25 mil e o retorno financeiro acontece entre 8 a 16 meses. A franquia já começa operando com a base de clientes local da Zenvia e o franqueador também pode captar novos. Há capacitação técnica e comercial.
Ouça a rádio de Minas