Negócios

Plano de expansão da Zenvia inclui Minas Gerais

Expectativa da empresa é somar 30 franquias até o fim do ano e ampliar a base de clientes; no Estado já foram abertas três unidades
Plano de expansão da Zenvia inclui Minas Gerais
Michael Lima explica que a Zenvia é uma empresa que oferece soluções com Inteligência Artificial (IA) para ajudar outras empresas a atenderem melhor e venderem mais | Crédito: Divulgação Zenvia

O mercado promissor de Minas Gerais tem estimulado investimentos, exemplo disso é a Zenvia, empresa de tecnologia de São Paulo, que iniciou um projeto de franquias e tem Minas Gerais como um dos focos para abertura de unidades. Lançado há poucos meses, o programa de franquias é uma das estratégias para aproximar a empresa dos clientes e ampliar a adoção da Zenvia Customer Cloud. A expectativa é somar 30 franquias até o fim do ano e ampliar a base de clientes da Zenvia Customer Cloud em 25%. Em Minas Gerais, já foram abertas três franquias.

De acordo com o revenue director da Zenvia, Michael Lima, a Zenvia é uma empresa que oferece soluções com Inteligência Artificial (IA) para ajudar outras empresas a atenderem melhor e venderem mais. Isso acontece através do Zenvia Customer Cloud, uma IA completa que integra gestão e operação em uma única solução, deixando, portanto, a interação com os clientes mais fluida.

Nossas soluções ajudam as empresas a atenderem melhor os consumidores, a ampliarem a base de clientes e aumentarem as vendas. Há opções para as áreas de marketing – voltada para captação de clientes -, para a áreas de vendas – ajudando na conversão via canais digitais -, e também nas áreas de pós-vendas. Para isso, usamos todo o universo de IA e IA Generativa que está bem presente no momento atual”, explica.

Zenvia projeta 30 franquias em 2025

Com uma base de cliente consolidada e distribuída nas capitais do País e nas principais regiões metropolitanas, a empresa, que até o final do ano possuía, no Brasil, somente um escritório em São Paulo, decidiu ficar mais próxima aos clientes. Dessa forma, lançou o programa de franquias em dezembro. Hoje, são 20 unidades, sendo três em Minas Gerais. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


As unidades da Zenvia em Minas Gerais estão localizadas em Belo Horizonte, em Sete Lagoas, na região Central do Estado, e em Uberlândia, no Triângulo. Conforme Lima, a tendência é manter apenas as três unidades até o final do ano, sendo que, em 2026, o número poderá ser ampliado.

“Nós temos uma base de clientes muito grande e queremos ter uma presença mais local, mais física, permitindo, assim, um contato maior para melhor atender. Então, nossa ideia é ter um franqueado em cada um dos principais polos, onde a gente já tinha clientes. As três franquias mineiras cobrem boa parte da nossa base, então, provavelmente, no ano que vem, a gente vai expandir um pouco mais no Estado”, diz.

Mercado

Quanto ao mercado, segundo Lima, o mesmo segue bastante aquecido, o que vai favorecer o desenvolvimento das franquias. As soluções se aplicam em diversos setores como educação, varejo, serviços, financeiro, entre outros.

“O mercado está superaquecido, porque, praticamente toda empresa tem a necessidade de se comunicar melhor com o cliente, com o consumidor final. A pandemia de Covid-19 acelerou bastante a digitalização das empresas. Desde o ano passado, a IA Generativa provocou uma revolução no mercado, trazendo a inteligência artificial com uma comunicação muito mais pessoal. A nossa solução é muito aderente às necessidades das empresas”, frisa.

O valor de investimento inicial para formalização do contrato e o início da operação de uma franquia é de R$ 25 mil e o retorno financeiro acontece entre 8 a 16 meses. A franquia já começa operando com a base de clientes local da Zenvia e o franqueador também pode captar novos. Há capacitação técnica e comercial.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas