Negócios

Plataforma mapeia obras em Belo Horizonte

O segmento de negócios que abastecem a construção civil acaba de ganhar um aliado em Belo Horizonte: o Prospecta Obras, solução que faz um mapeamento das obras na cidade e aponta clientes em potencial para empresas de ramos como material de construção, móveis planejados e ferragem. A ferramenta pertence à franquia paulista que leva o mesmo nome da solução e que abriu sua primeira unidade na capital mineira. Até o momento, o Prospecta Obras de Belo Horizonte já mapeou 40 mil obras em Minas Gerais, sendo 23.800 na Capital. A franquia mineira foi adquirida pelo empresário Odilon Vargas por R$ 50 mil. Há dois meses ele vem trabalhando com a ferramenta para o mapeamento das obras no Estado e, agora, se prepara para vender a solução. A expectativa do empresário é chegar a 100 clientes até o segundo semestre de 2019 e atingir uma média de faturamento de R$ 70 mil por mês até o fim do ano. Segundo Vargas, o foco da solução é em empresas que fornecem qualquer tipo de produto ou serviço para a construção civil. Isso inclui desde o mais óbvio, que é o material de construção, passando por produtos de pós-obra, como móveis planejados e decoração, até setores mais distantes da cadeia, como restaurantes que fornecem marmitas para os trabalhadores da obra. O empresário garante que a ferramenta ajuda na prospecção de clientes e gera resultado de aumento de vendas para as empresas. A proposta surge como uma alternativa inovadora em um momento pouco animador para a construção civil. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon), no primeiro trimestre de 2018, o PIB da construção recuou 2,2%, enquanto o PIB do País registrou aumento de 1,2% nesse mesmo período. “A migração de processos e estratégias para uma base tecnológica é uma tendência em todos os setores. E é isso que nós oferecemos a esses negócios. Nossa ferramenta colhe informações públicas em sites de prefeituras e do Crea e constrói um mapa de todas as obras em andamento. A partir dessa informação, a solução oferece um relatório detalhado de potenciais clientes, inclusive com nome e contato dos responsáveis pelas obras”, detalha. Resultados – O empresário afirma que a franquia, que também está presente no Rio de Janeiro, Goiás e Tocantins, já registrou resultados de destaque para seus clientes no Brasil. “Temos casos de clientes que, no primeiro mês de uso do Prospecta Obras, fecharam vendas com valores tão altos, que bateram o faturamento de um ano delas”, garante. Segundo ele, a solução é vendida por meio de assinatura, que tem um custo médio de R$ 390 por mês.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas