Polo Moveleiro de Ubá será sede do evento #Vempraminas dia 27
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind) realizarão no dia 27 de setembro, das 10h às 13h, no auditório do Intersind (Rodovia MGT 265, KM 83 , Horto Florestal, Ubá, Zona da Mata mineira), o evento “#Vempraminas Polo Moveleiro de Ubá”. As inscrições são feitas pela plataforma Sympla.
O Polo Moveleiro de Ubá é considerado o maior de Minas Gerais e um dos principais do Brasil. Ele é formado pelos municípios de Ubá, Guidoval, Piraúba, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, Tocantins e Visconde do Rio Branco. O polo conta com aproximadamente 300 empresas de móveis, o que gera cerca de 13 mil empregos diretos. A cidade de Ubá tem localização privilegiada na Zona da Mata, pois oferece fácil a importantes mercados consumidores do país como Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. O acesso à região pode ser feito através de rodovias estaduais e federais ou aéreo através do Aeroporto Regional Presidente Itamar Augusto Cautieiro Franco, conhecido popularmente como Aeroporto Regional da Zona da Mata. O evento ambiciona fortalecer o Polo, por meio de três frentes:
Adensamento da cadeia: atualmente há carência de fornecedores na região, por exemplo, só há um fornecedor de chapas de Medium-Density Fiberboard (MDF), principal matéria prima da indústria;
Elucidar para o empresariado local as opções de arranjos tributários que o governo de Minas Gerais disponibiliza. A área técnica da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) vai detalhar que o atual governo pró-investimento tem opções que mantém a arrecadação sem sufocar os empresários;
Criar um encontro entre toda a cadeia de valor: indústria, fornecedores e lojistas, o que, certamente, propiciará negócios imediatos.
O evento já tem 96 inscritos, representando 55 empresas, entidades e órgãos de governo.Vale frisar que a maioria dos confirmados são fornecedores de chapas de MDF, tinta, verniz e outros insumos (o que vem ao encontro da maior demanda dos empresários do polo). (Da Redação)
Ouça a rádio de Minas