Negócios

Marca mineira de kombucha ganha medalha de prata em concurso internacional

Sabor maracujá e capim-limão garantiu a conquista na competição
Marca mineira de kombucha ganha medalha de prata em concurso internacional
Foto: PontoEko

A marca mineira de kombucha Ponto Eko, de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi medalhista de prata na categoria “kombucha com baixo ou sem adição de açúcar”, do concurso internacional Brasil Beer Cup (BBC) 2024, competição que reuniu mais de 2.500 bebidas avaliadas em Florianópolis (Santa Catarina), no fim de setembro.

O casal de produtores, Marcelo Ferreira e Veruska Pereira, levou o sabor maracujá e capim-limão, que marcou a estreia da kombucha na lista de bebidas concorrentes do concurso.

“É muito suave, tem baixo teor de açúcar e um sabor que se alinha bem com a proposta de sensorialidade brasileira, que foi o tema do concurso. Usamos a polpa do maracujá e capim-limão frescos”, destaca Veruska Pereira.

Atualmente a marca Ponto Eko produz mensalmente 500 litros da bebida, com uma diversidade de seis sabores vendidos em 12 pontos de venda localizados em Nova Lima e Belo Horizonte.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


As variações disponíveis são:

  • hibisco com gengibre;
  • limão com gengibre e erva alfavacão;
  • ameixa, tamarino e especiarias;
  • maçã e tamarillo;
  • abacaxi com pimenta caiena e cúrcuma;
  • maracujá com capim-limão.

Em entrevista ao Diário do Comércio em abril deste ano, Veruska Pereira destacou os planos do casal de levar a kombucha até as escolas a curto prazo, para encorajar um estilo de vida mais saudável nas crianças desde cedo.

Na época, Veruska Pereira também ressaltou a meta de ampliar o volume de produção, em até um ano, para atingir a capacidade de mil litros.

Sobre a kombucha

A kombucha é uma bebida com origens na China feita com chá, açúcar e uma cultura de bactérias responsável pelo processo de fermentação, além de um processo metabólico que realiza a transformação da cafeína e açúcar.

(Com informações da Agência Minas)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas