Expansão internacional: empresa mineira Prática Produtos lança subsidiária na Alemanha

A empresa especializada no desenvolvimento de equipamentos para o setor de food service Prática Produtos lançará, em 2025, uma nova subsidiária com sede na cidade de Colônia, na Alemanha, a Prática Europe. A unidade faz parte do plano de expansão internacional da companhia mineira, que está presente em 45 países, incluindo filiais nos Estados Unidos e no Chile.
O cofundador e presidente da Prática, André Rezende, destaca que a empresa conta com muitas redes internacionais de diferentes segmentos como clientes em diversos países. Portanto, segundo ele, a marca entende que a presença física na Europa seria um importante passo para atender esses parceiros.
“Nós também entendemos que a Alemanha seria uma boa escolha, porque é um país com muita tradição no mercado e com a presença de alguns líderes internacionais do nosso segmento”, explica.
Ele também ressalta que a empresa chegou a contar com um distribuidor muito ativo na Alemanha. Além disso, o fato de o país estar localizado no centro do continente europeu permitirá que a companhia possa atender a diferentes mercados na região.
“A partir disso, nós optamos pela Alemanha como nosso próximo passo na expansão internacional”, completa.
O executivo relata que o projeto já está na fase final do processo de estabelecimento legal da Prática Europe no país. Segundo ele, a expectativa é contar com essa nova empresa constituída ainda em janeiro do próximo ano e que, em até quatro meses, ela já esteja em operação.

Expansão da Prática no mercado internacional
Rezende lembra que, há cerca de dez anos, após alcançar uma posição de relevância no mercado nacional, a empresa deu início ao projeto de expansão da atuação da empresa no exterior.
Essa decisão acabou gerando uma série de ações, como o aumento da presença da empresa em feiras internacionais e o desenvolvimento de novos produtos conforme as normativas de cada mercado-alvo, além de novos distribuidores.
“Isso trouxe muito sucesso, mas as coisas precisavam continuar se desenvolvendo. Para refletir a estratégia de proximidade que estávamos aplicando no Brasil, por meio das concessionárias, decidimos implantar filiais ou subsidiárias da Prática em outros países”, explica o presidente da empresa.
De acordo com o executivo, a primeira subsidiária da marca foi inaugurada na cidade de Dallas, nos Estados Unidos, em 2015, com uma equipe de dez profissionais, distribuidores e um armazém para atender ao maior mercado do segmento de food service.
Já em 2022, devido à proximidade com o Brasil, foi lançada uma nova filial em Santiago, capital do Chile, com uma estrutura semelhante à da operação norte-americana.
Além das subsidiárias, Rezende destaca que a Prática também conta com distribuidores presentes em 45 países, que possibilitam que a marca possa atuar em cerca de 50 países, por meio de exportações para outros mercados mais próximos.
“Essa presença na Alemanha tem como principal finalidade fortalecer nossa presença na Europa por meio de um apoio mais direto aos distribuidores. Também esperamos que isso leve a uma abertura de novos distribuidores em vários outros países”, afirma.

Fortalecimento no mercado nacional e expectativas para 2025
Além do plano de expansão internacional, a Prática Produtos também planeja fortalecer ainda mais a atuação no mercado brasileiro. Rezende ressalta que o País é a fortaleza e a base de sustentação da companhia.
“Seguimos investindo forte no Brasil, por meio do desenvolvimento de novos produtos, fortalecimento do time comercial e investimentos na fábrica”, diz.
A companhia mineira também planeja abrir uma nova filial da marca em Porto Alegre (RS) e uma concessionária da marca em Belém (PA), além de novos aportes na fábrica localizada na cidade de Pouso Alegre, na região Sul de Minas Gerais. “Estamos atentos e trabalhando firme em nossa fortaleza, que é o Brasil”, completa.
O executivo avalia que o ano de 2024 foi marcado por bons resultados e pela consolidação internacional da empresa, com o fortalecimento dos vínculos com os distribuidores internacionais.
Segundo ele, a Prática apresentou um crescimento de 50% nos Estados Unidos, se comparado ao desempenho registrado em 2023.
Já para 2025, o presidente da Prática afirma que, apesar do cenário de incerteza no mercado internacional, a companhia estipulou um objetivo muito audacioso de crescimento médio de 25% ao longo do período, com investimentos dentro e fora do País.
“Esperamos um crescimento de aproximadamente 15% no Brasil e um avanço mais relevante internacionalmente para alcançar essa média de 25% no ano”, conclui.
Ouça a rádio de Minas