PBH lança edital para Carnaval de 2023 e 2024

Depois de dois anos de pandemia e a necessidade de distanciamento social, o Carnaval 2023 promete. E Belo Horizonte, que, nos últimos anos, havia se formado como um dos principais destinos da festa momesca no Brasil, já deu início aos preparativos da folia do ano que vem.
A prefeitura da capital mineira, por meio da Empresa de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), lançou o edital para patrocínio de blocos de rua e confraternizações. O regulamento contempla o Carnaval de 2023 e 2024 e o aporte financeiro mínimo aceito, referente aos dois anos, é de R$ 13,5 milhões. Deste total, R$ 6 milhões estão previstos para o próximo exercício e R$ 7,5 milhões para 2024.
Podem se inscrever pessoas jurídicas de direito público ou privado, de forma direta ou como “agência de captação”. O regulamento completo com as condições de participação pode ser acessado no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
De acordo com o presidente da Belotur, Gilberto Castro, a publicação do edital de patrocínio visa à retomada da força do Carnaval de Belo Horizonte, após dois anos de hiato, por meio de parcerias junto à iniciativa privada.
“Nosso objetivo é levar a alegria para as ruas, oferecendo aos foliões uma festa cada vez mais acessível e sustentável, com uma infraestrutura de qualidade, proporcionando conforto e segurança, e que estimule a participação de turistas e moradores da cidade”, garante.
Detalhes do edital de patrocínio do Carnaval
Além do valor em espécie, o futuro patrocinador se compromete a entregar uma planilha de itens de estruturas e serviços necessários para a operação do evento. Para arcar com os custos de fornecimento desses itens, poderão ser utilizados mecanismos da Lei de Incentivo à Cultura no âmbito estadual e/ou federal.
O critério de julgamento do edital será o de maior oferta de aporte financeiro em espécie.
A empresa vencedora poderá ativar até oito marcas sob as chancelas de “patrocínio master”, “patrocínio”, “parceria” ou “apoio” à festa da cidade, que já se tornou uma das mais procuradas do País. Essas marcas vão compor as peças gráficas de comunicação e de sinalização do evento.
Além disso, o patrocinador terá direito de realizar até 36 ações de experiência ou de exploração comercial, para ativar sua marca em espaços e equipamentos públicos. Também terá o direito de usar a marca do Carnaval de Belo Horizonte 2023 e 2024 para desenvolvimento de ações de comunicação institucional, criação de produtos, brindes e assessoria de imprensa.

Investimentos para o Carnaval
Esta é mais uma ação do Executivo municipal em prol da retomada da força do Carnaval da cidade, que em sua última edição, realizada em 2020, pouco antes de a OMS declarar o estado de pandemia, contabilizou 4,45 milhões de foliões circulando pela Capital. Foram mais de 500 atrações na cidade.
A organização espontânea e prioritariamente de rua é um dos principais atrativos do Carnaval belo-horizontino. Além dos famosos blocos de rua, a festa conta ainda com palcos, desfiles das escolas de samba e blocos caricatos, abertura oficial e a eleição da Corte Momesca.
Diante de tamanho potencial, em maio, a Belotour publicou três editais de Estruturação aos Atores do Carnaval de Belo Horizonte. Na época, Castro falou que este seria o primeiro passo para a realização do “maior carnaval da cidade”. Um investimento com recursos próprios de cerca de R$ 3,7 milhões foi anunciado em ações para a reestruturação da cadeia produtiva do evento. Escolas de samba, blocos caricatos e blocos de rua serão contemplados.
Para as escolas de samba está previsto um aporte de R$ 900 mil, que serão divididos entre 12 escolas, ficando com R$ 75 mil cada uma. Para os blocos caricatos, serão R$ 418 mil, divididos entre 11 agremiações. E para os blocos de rua serão R$ 2,38 milhões, a serem divididos por até 170 com endereço na Capital, em três faixas de valores: R$ 7 mil, R$ 14 mil ou R$ 21 mil.
“Esses são recursos para a capacitação da cadeia produtiva. O Carnaval é feito por trabalhadores que estão sem o seu principal evento desde 2021 e esse recurso é importante para que eles se reestruturem e voltem a movimentar a economia da cidade. Já estamos trabalhando para conquistar patrocínio privado para a realização da festa”, disse o presidente da Belotur à época.
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