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PBH publica editais para reestruturação da cadeia produtiva do carnaval

Escolas de samba, blocos caricatos e de rua poderão entregar propostas entre os dias 16 e 30 de maio

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carnaval de BH | Crédito: Samuel Mendes/Flickr PBH
Carnaval de BH | Crédito: Samuel Mendes/Flickr PBH

Foliões apaixonados pelo carnaval de rua e que aprenderam a amar a festa de Belo Horizonte podem comemorar: as ruas da capital mineira voltarão a se agitar em fevereiro de 2023. O primeiro passo para a realização do “maior carnaval da cidade”, nas palavras do presidente da Empresa de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto Castro, será dado amanhã com o lançamento de três editais de Estruturação aos Atores do Carnaval de Belo Horizonte.

Ao todo, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai investir, com recursos próprios, cerca de R$ 3,7 milhões em ações para a reestruturação da cadeia produtiva do evento. Escolas de samba, blocos caricatos e blocos de rua poderão se inscrever entre os dias 16 e 30 de maio entregando suas propostas na sede da Belotur, na rua dos Carijós, 166, Centro. Os editais podem ser acessados pelo portal on-line da PBH (clique aqui).

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Para as escolas de samba serão destinados R$ 900 mil, divididos entre até 12 agremiações sediadas na Capital. O edital está dividido em três eixos:

  1. Passarela: lançamento ou concurso de samba enredo, ensaios abertos ou concursos de rainha de bateria
  2. Música: coletânea de sambas enredo e faixa musical da escola de samba
  3. Audiovisual: minidocumentário ou videoclipe.

Já para os blocos caricatos, serão R$ 418 mil divididos entre até 11 blocos.

  • Eixo 1 – Capacitação: oficinas, cursos, palestras e seminários e ensaios abertos.
  • Eixo 2 – Música: marcha tema e/ou faixa musical do bloco caricato
  • Eixo 3 – Audiovisual: minidocumentário ou videoclipe.

E para os blocos de rua serão R$ 2,38 milhões, a serem divididos por até 170 com endereço na capital, em três faixas de valores: R$ 7 mil, R$ 14 mil ou R$ 21 mil.

Além de escolher apenas uma categoria, os interessados devem optar por um dos eixos:

  1. Capacitação: curso, palestra, seminário, oficina ou ensaio
  2. Música: gravação de faixa musical
  3. Audiovisual: minidocumentário ou videoclipe.

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“Esses são recursos para a capacitação da cadeia produtiva. O carnaval é feito por trabalhadores que estão sem o seu principal evento desde 2021 e esse recurso é importante para que eles se reestruturem e voltem a movimentar a economia da cidade. Já estamos trabalhando para conquistar patrocínio privado para a realização da festa”, completa o presidente da Belotur.

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