Negócios

Prodemge lança edital de inovação aberta para otimizar serviços públicos

Segunda edição do Programa Trem vai selecionar soluções de empresas para três desafios do governo de Minas, com aporte de até R$ 200 mil por contrato
Prodemge lança edital de inovação aberta para otimizar serviços públicos
Foto: AdobeStock

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) vai lançar, nesta sexta-feira (19) a segunda edição do programa Trem – Movimento para Inovação Aberta. O edital busca soluções inovadoras do mercado para enfrentar desafios em processos e serviços públicos e pode fornecer várias vantagens competitivas para empresas, como processo licitatório facilitado. Ainda, as propostas selecionadas poderão receber até R$ 200 mil para desenvolvimento e validação.

Diferente de uma licitação tradicional, o modelo permite que as empresas apresentem soluções ainda em fase de teste, sem a necessidade de um produto pronto. Caso os resultados sejam satisfatórios, a contratação pode ser feita diretamente pela companhia, conforme prevê o Marco Legal das Startups. 

Nesta edição, o edital traz três desafios:

  • modernizar sistemas legados da Prodemge,
  • melhorar a busca de serviços no portal da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET)
  • e criar um assistente automatizado para análise de projetos de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros.

Segundo a assessora de Inovação da Prodemge, Mônica Rocha, a iniciativa amplia a capacidade de transformação digital do Estado. “O programa reafirma o compromisso da companhia em estimular a inovação aberta e a transformação digital, gerando valor para os órgãos públicos e, consequentemente, para o cidadão mineiro”, afirma.

Como se inscrever no edital

As inscrições para o programa começam nesta sexta-feira (18), ficam abertas por 30 dias e devem ser feitas na página do Trem. Além de startups, empresas de maior porte poderão participar, novidade em relação à primeira edição. Outra mudança é a participação de órgãos públicos desde a etapa de definição dos problemas a serem resolvidos.

O programa é estruturado em três fases: inscrição, apresentação de propostas e experimentação. Se bem-sucedidas, as soluções poderão ser internalizadas e aplicadas no dia a dia da gestão pública mineira.

Criado em 2023, o Trem nasceu da necessidade de acelerar a resolução de problemas complexos do setor público com eficiência e inovação. Na estreia, resultou em contratos firmados e abriu caminho para a ampliação do portfólio de serviços tecnológicos da companhia.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas