Negócios

Programa da ApexBrasil recebe prêmio na ONU

Iniciativa da agência já atendeu mais de mil empresas lideradas por mulheres
Programa da ApexBrasil recebe prêmio na ONU
Crédito: Reprodução / Internet

O Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da ApexBrasil recebeu, na quinta-feira (14), em cerimônia na sede da ONU em Nova York, o prêmio de Boas Práticas do Movimento Elas Lideram 2030, concedido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU. A iniciativa da Agência, que já atendeu mais de mil empresas lideradas por mulheres, foi destaque por suas contribuições para o empoderamento feminino e a internacionalização dos negócios.

Em março de 2023, a ApexBrasil lançava seu Compromisso de Equidade de Gênero, comprometendo-se a aumentar o número de empresas lideradas por mulheres atendidas pela Agência, para que começassem suas exportações. O compromisso deu origem ao Programa Mulheres e Negócios Internacionais, reconhecido pelo Pacto Global da ONU como uma boa prática que deve ser replicada internacionalmente.

A premiação ocorreu durante o evento “Pacto Global da ONU – Substantivo Feminino”, em sessão paralela à 68ª Comissão Sobre a Situação da Mulher (CSW), instância da ONU para tratar de direitos das mulheres e empoderamento feminino. A diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, representou a Agência e recebeu a distinção.

Segundo a diretora, esse prêmio traz uma responsabilidade de constante melhoria das iniciativas de apoio às mulheres e ampliação das ações inclusivas, trazendo mais lideranças femininas para as ações de promoção comercial.

“Eu estou aqui com muito orgulho representando todos os colaboradores da ApexBrasil que estão trabalhando para incluir mais mulheres nas nossas iniciativas”, celebrou. “Com a premiação vem a motivação para a gente fazer ainda mais e alcançar espaços e voos ainda mais altos”, concluiu.

A diretora também integrou a programação organizada pelo Pacto Global como Keynote speaker, ao lado de autoridades de peso na temática de gênero, como as ministras Cida Gonçalves e Esther Dweck, a deputada Benedita da Silva, a jornalista Vera Magalhães, além de Rachel Maia, presidente do Conselho Administrativo do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.

O Programa MNI da ApexBrasil é uma iniciativa que visa apoiar e promover a internacionalização de empresas lideradas por mulheres, por meio de capacitações, mentorias, espaços de networking e eventos de promoção comercial. O programa, realizado em parceria com dezenas de instituições e entidades setoriais, oferece suporte para que empreendedoras brasileiras possam expandir seus negócios para além das fronteiras nacionais. Nos seus primeiros seis meses, o MNI já realizou mais de 30 ações e atendeu mais de mil empresas lideradas por mulheres em diversas regiões do Brasil. Como resultado do programa, entre 2022 e 2023, a ApexBrasil registrou um aumento de 32% nos atendimentos a empresas lideradas por mulheres. No total, foram atendidas 2.883 empreendedoras no último ano, 700 a mais do que em 2022.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas