Projeto Experimente comemora cinco anos

Nos últimos anos, Belo Horizonte tem se tornado a capital das cervejarias artesanais, ganhando até o apelido de Bélgica Mineira, e não é por mera coincidência. Em 2014, nascia uma iniciativa que iria mudar completamente o panorama desse mercado na cidade: o Projeto Experimente.
A feira, que reúne um público médio de 5.000 pessoas por edição, comemora seu aniversário de 5 anos no próximo dia 12 de outubro. Com meia década de vida, o impacto que a iniciativa teve e tem no mercado das cervejarias artesanais e na própria relação do belorizontino com a cerveja é bem claro.
A feira nasceu de uma parceria entre Bruno Lins – empresário e idealizador do projeto – e algumas cervejarias que viam a potencialidade no evento. Desde o início, a ideia teve bastante êxito, reunindo um público considerável logo nas primeiras edições.
Ao longo desses cinco anos, a experimente já reuniu mais de 100 cervejarias, com pelo menos três rótulos cada, e também mais de 100 restaurantes e chefes. Bruno reflete sobre a trajetória até aqui.
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“Parece que foi outro dia o primeiro Experimente, e também parece que fizemos isso a vida toda. Muita gratidão a todos os parceiros, fornecedores e principalmente clientes, que fizeram do Experimente o que ele é hoje.”
A feira foi responsável por criar um público que, cada vez mais, se interessa em aprender sobre o universo cervejeiro e conhecer novos rótulos. Para os donos das cervejarias, isso faz toda a diferença nos negócios, seja para os recém chegados ao mercado ou quem já está mais consolidado.
Eduardo Petri, da cervejaria Verace, conta sobre a importância do Projeto Experimente para seu negócio:
“Toda cervejaria que está começando – a Verace tem 3 anos – sonha em ter a oportunidade de poder participar da Experimente, porque é a melhor forma de apresentação – é como se estivesse debutando para o mercado, de tal forma que a gente possa estar presente na mente e no desejo dos consumidores”.
Sobre a influência da feira no mercado belorizontino em geral, ele adiciona: “A feira foi muito importante ao longo desses cinco anos porque trouxe a experimentação de diversos estilos de cerveja para todos aqueles que tinham vontade ou curiosidade de conhecer. Além disso, apresentou diversas marcas de cervejaria para o mercado e para o público em geral”.
A cerveja artesanal tem se tornado um importante elemento da economia em Minas, só em 2018 foram produzidos 25 milhões de litros da bebida. Essa popularidade que o setor vem ganhando com certeza tem, em parte, o Projeto Experimente a agradecer. Para Bruno Lins, muito mais do que números, a feira representa que trabalhar com sua paixão pode gerar frutos impensáveis:
“Alcançamos inúmeros objetivos, erramos algumas vezes e contamos com ajuda de muita gente finíssima. Se há uma conclusão após tantas experiências é que todos, sem exceção, merecem os parabéns por mais esse aniversário e que sim, nós amamos o que fazemos.”.
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