Projeto impulsiona indústria de sorvetes na RMBH

24 de julho de 2019 às 0h04

img
Crédito: pixnio

Vinte e cinco pequenas indústrias de sorvetes da Região Metropolitana de Belo Horizonte investem na diversificação do produto e na melhoria do atendimento para faturar mais. Os empreendimentos fazem parte do Projeto de Desenvolvimento da Competitividade do Sorvete Mineiro, promovido pelo Sebrae Minas e o Sindicato Intermunicipal da Indústria de Sorvetes (Sindsorvete).

Iniciado em 2013, o projeto foi criado para impulsionar a indústria na capital mineira, que assistia à chegada das gelaterias, inspiradas em estabelecimentos encontrados em São Paulo e outras capitais. Foi realizado um estudo detalhado do mercado no exterior e no País e mapeadas as boas práticas e tendências.

“No Brasil, o consumo do produto fica abaixo dos 6 litros per capita/ano. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, o consumo ultrapassa os 25 litros por pessoa. Ou seja, é um mercado que tem potencial para crescer”, explica o analista do Sebrae Minas Anderson de Freitas.

A construção de um plano de ação para a indústria de sorvete da RMBH foi direcionada para reposicionamento e aprimoramento do empreendedorismo, para a produção e inovação tecnológica e melhoria dos processos, e ações de branding, marca e canais de comercialização.

Os empresários do segmento participaram de capacitações sobre como eficiência energética, gestão financeira, gestão de canais de venda, merchandising visual, redefinição de layout de loja e de fachada. Além disso, participaram de eventos, como a Fispal, uma das principais feiras de alimentos do Brasil.

Os resultados superaram as metas previstas. Em dois anos, os empreendimentos participantes do projeto tinham a meta de reduzir os custos em 4%, porém, conseguiram atingir mais de 7% em economia de gastos. Em relação ao faturamento, a média prevista era de 5%, mas o aumento obtido ultrapassou os 15%. Além disso, atualmente, 95% dos empreendimentos possuem controle gerencial.

“O envolvimento dos participantes foi crucial para o sucesso do projeto, mas sabemos que o setor ainda tem muitas oportunidades para crescer”, afirma o analista do Sebrae Minas.

Encontro – Nos dias 1º e 2 de agosto, será realizado o 11º Encontro do Fabricantes de Sorvetes de Minas Gerais. Na programação do evento, palestras sobre estratégias colaborativas para o setor, apresentação de cases de sucesso e uma feira com expositores de maquinários, produtos e acessórios direcionados ao segmento. O encontro é realizado no Actuall Convection Hotel, em Contagem. Informações. (Com informações do Sebrae Minas)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail