Negócios

Belo Horizonte recebe projeto-piloto do Sebrae Minas para negócios da moda circular

Iniciativa pioneira irá capacitar dez micro e pequenas empresas de moda da RMBH que desejam estimular suas práticas sustentáveis
Belo Horizonte recebe projeto-piloto do Sebrae Minas para negócios da moda circular
Foto: Divulgação

A cadeia produtiva da moda na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) passa a ter mais um incentivo com o Programa Integra Moda Circular do Sebrae Minas. O projeto-piloto tem como foco reduzir desperdícios ambientais e financeiros no setor, além de oferecer suporte técnico e criativo para fortalecer a identidade das marcas e ampliar seu impacto positivo por meio de ações sustentáveis.

Com dez marcas selecionadas para a primeira turma, o lançamento aconteceu no Sebrae Living Hub, no P7 Criativo, em Belo Horizonte. Os empreendedores terão acesso a consultorias especializadas e capacitações com atividades práticas que envolvem reaproveitamento de recursos, produção local e iniciativas socioambientais.

Durante o evento, as consultoras Sarah Almeida, fundadora da Florent, e Larissa Botter Ortiz, profissional com mais de 30 anos de experiência no mercado da moda, apresentaram conceitos da economia circular e exemplos aplicáveis ao setor.

Segundo a analista do Sebrae Minas Kenia Cardoso o programa foi criado para negócios que buscam consolidar a identidade e fortalecer práticas sustentáveis. “O programa vai abordar princípios da economia circular como o reaproveitamento de materiais, o redesenho de processos, a redução de desperdícios e a extensão do ciclo de vida dos produtos, temas tão atuais”, afirma.

Ao longo de 40 horas de atividades, os participantes passarão por quatro etapas:

  • Diagnóstico: avaliação de ESG e circularidade, definição de metas e diretrizes;
  • Implementação: apoio prático com fornecedores sustentáveis, logística reversa e certificações;
  • Acompanhamento: monitoramento, ajustes e análise de impactos;
  • Certificação: entrega de selos verdes e reconhecimentos ambientais.

O Programa Integra Moda Circular faz parte do Integra Moda, iniciativa do Sebrae Minas para fortalecer a cadeia produtiva da moda no Estado, reafirmando Minas Gerais como polo nacional do setor. A ação também busca aumentar a competitividade das empresas mineiras por meio de capacitação, inovação e acesso a mercados.

Entre as marcas selecionadas está o Ateliê Carla Rocha Couture, da estilista Carla Rocha, que também assina a marca Use Carla Rocha. Participante de outros projetos do Sebrae desde 2024, ela ressalta que a experiência já traz resultados práticos.

“No ateliê ainda há muito desperdício. Quero aprender a reaproveitar tecidos e ressignificar insumos. Já saí do primeiro encontro com várias ideias para melhorar o consumo, economizar material e reduzir perdas”, destaca.

Um levantamento do Sebrae Minas mostra que a moda circular deve representar 23% do mercado global até 2030, movimentando cerca de US$ 700 bilhões. Atualmente, 30% das roupas produzidas no mundo não chegam a ser vendidas, e 15% dos tecidos são descartados ainda na etapa de corte.

Neste cenário, a economia circular surge como alternativa para prolongar o ciclo de vida das peças, estimular o uso de tecidos sustentáveis, incentivar brechós, aluguel de roupas e produções conscientes.

Com informações do Sebrae Minas

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas