Negócios

Purifikar prevê avanço de até 45% em 2025, com três novos polos no País

Expansão vai atender até 150 cidades
Purifikar prevê avanço de até 45% em 2025, com três novos polos no País
Foto: Reprodução Site Oficial Purifikar

A Purifikar, com sede em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), está expandindo a atuação no mercado nacional. Até o final do ano, a empresa – especializada em purificar, tratar e aromatizar o ar ambiente – vai inaugurar três polos, sendo dois no Sul do País e um na região Sudeste. Os polos serão essenciais para a manutenção do crescimento e irão atender até 150 cidades. Com o mercado em plena expansão, a empresa projeta crescimento entre 35% e 45% no faturamento em 2025.

A empresa foi criada em 2007, após a identificação da necessidade de um produto funcional para resolver o problema de odores indesejados nos banheiros. Assim, foi desenvolvido o Wind Clean, que trata e aromatiza o ar ambiente ao mesmo tempo. O produto é voltado para empresas diversas, e toda a produção, bem como os laboratórios, a pesquisa e o desenvolvimento, estão concentrados na matriz, em Pedro Leopoldo. Para garantir a eficiência do Wind Clean, a Purifikar trabalha com a locação da solução, sendo responsável pela manutenção mensal dos aparelhos.

Conforme o CEO e fundador da Purifikar, Fábio Ferreira, o mercado para o produto está bastante aquecido, resultado da maior conscientização da população, após a pandemia de Covid-19, sobre a importância do tratamento do ar em ambientes fechados.

Fábio Ferreira, da Purifikar
À medida que fechamos novos contratos, ajustamos a produção desses kits para atender à demanda. Já temos mercado garantido para 65 mil kits, afirma Fábio Ferreira | Foto: Divulgação Israel Valério

“A demanda pelo produto é grande. Este ano, planejamos abrir dois polos na região Sul do País e mais um na região Sudeste. As localidades estão sendo estudadas e, provavelmente, serão nas regiões metropolitanas das capitais. Nossa expectativa é, até julho, inaugurar uma unidade. Temos bastante cuidado ao abrir um polo: além de selecionar o local, contratamos, treinamos e acompanhamos a equipe. Os novos polos têm potencial de adicionar de 20% a 30% ao faturamento mensal nos próximos três anos.”

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Diante do mercado aquecido, nos últimos dois anos, o faturamento da Purifikar cresceu 200%. Sendo cauteloso, Ferreira projeta alta entre 35% e 45% no faturamento em 2025. O principal mercado atendido pela empresa é o de Minas Gerais, onde a Purifikar conta com polos nas principais cidades. Há polos também em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso e Recife.

Para atender à demanda, a produção da empresa está crescente. Em 2024, foram produzidos cerca de 55 mil kits de insumos, compostos por fragrâncias e filtros, que são usados nos aparelhos Wind Clean. A previsão para 2025 é chegar a 80 mil kits.

“Mensalmente, à medida que fechamos novos contratos, ajustamos a produção desses kits para atender à demanda. Na parcial do ano até agora, já temos mercado garantido para 65 mil kits”, explicou.

Entre os desafios enfrentados, o destaque é a falta de mão de obra. “Atualmente, o maior empecilho para acelerarmos nosso crescimento e expansão é a dificuldade de mão de obra. Estamos tendo dificuldade de encontrar pessoal qualificado para integrar nossa equipe de colaboradores.”

Quanto aos investimentos, sem divulgar os valores, Ferreira explica que a previsão é aportar cerca de 30% a mais que em 2024. Entre as iniciativas estão a construção de uma nova sede – considerada essencial para o crescimento da empresa – e a capacitação da mão de obra.

“Também estamos investindo em um novo modelo do Wind Clean, que será lançado nas próximas semanas, em pesquisa e desenvolvimento, e em infraestrutura e tecnologia.”

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas