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Raio X dos supermercados de Minas Gerais: veja os principais números do setor

Confira o conteúdo completo com faturamento, número de lojas, check outs e funcionários das redes do Estado, de acordo com o Ranking Abras 2024
Raio X dos supermercados de Minas Gerais: veja os principais números do setor
O Estado é o segundo mais representativo do Brasil quanto ao faturamento bruto e número de lojas | Crédito: DIÁRIO DO COMÉRCIO / Arquivo / Alessandro Carvalho

As redes mineiras de supermercados fecharam 2023 com faturamento bruto total superior a R$ 68 bilhões. De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a NielsenIQ, o montante representa 11,3% do valor total registrado no Brasil. Minas Gerais é o segundo estado com maior representação no País, ficando atrás apenas de São Paulo (46,7%).

Ainda conforme os dados da Abras, as redes mineiras encerraram o exercício passado com 1.239 lojas em operação, o equivalente a 11,1% do total de unidades no mercado supermercadista brasileiro. Assim como ocorreu no caso do faturamento bruto, o Estado perdeu para São Paulo, que registrou mais de 5 mil lojas e respondeu por 45,9% do mercado nacional.

As unidades de supermercados localizadas em Minas Gerais somam mais de 2,048 milhões de metros quadrados (m²) de área de vendas e mais de 13 mil check-outs, popularmente conhecidos como “caixas”. O levantamento da entidade ainda revela que as redes de supermercados mineiras fecharam 2023 com mais de 121 mil funcionários.

Confira os números apresentados pelos principais supermercados de Minas Gerais em 2023

Dentre os supermercados de Minas Gerais, o grande destaque ficou com a rede Supermercados BH, que apurou faturamento bruto superior a R$ 17,38 bilhões. A marca também registrou o maior número de lojas abertas, com 307 unidades, com 3.431 check-outs e área total de vendas de 443,2 mil m². A empresa gerou mais de 34,7 mil empregos.

Já o grupo formado pelas redes de atacarejo Mart Minas Atacado e Varejo e a fluminense Dom Atacadista fechou o último ano com faturamento de R$ 9,43 bilhões. Além de 81 lojas com 1.657 check-outs, 417,4 mil m² de área de vendas e 14,9 mil colaboradores.

O grupo DMA Distribuidora, proprietária das bandeiras Epa Supermercados e Mineirão Atacarejo, registrou R$ 7,99 bilhões de faturamento bruto e encerrou o ano com 149 operações e 2.038 check-outs. A companhia mineira ainda possui mais de 294,86 mil m² de área de venda e conta com mais de 14,7 mil funcionários.

Em sua estreia no Ranking Abras, a Adição e Distribuição Express (Grupo ABC) apresentou faturamento bruto de R$ 4,48 bilhões, 72 lojas, 984 check-outs e 156,4 mil m² de área total de vendas. Além de mais de 7,32 mil colaboradores.

No caso do Grupo Supernosso, formado pelas redes Apoio Mineiro e Supernosso, o faturamento foi de R$ 4,14 bilhões em 2023. A companhia varejista conta com 57 unidades, 621 check-outs, 92,7 mil m² de área de vendas e mais de 6,8 mil funcionários em seus supermercados em Minas Gerais.

Já o Supermercado Bahamas encerrou o ano passado com R$ 4,013 bilhões de faturamento bruto. A rede possui 77 operações no Estado, com 993 check-outs e mais de 146,3 mil m² de área de vendas. A empresa emprega mais de 7,72 mil funcionários.

Outro destaque entre as empresas de supermercados de Minas Gerais é o Villefort, com faturamento bruto de R$ 2,901 bilhões e 30 lojas em 2023. Quanto ao número de check-outs, a rede do segmento de atacarejo encerrou o último ano com 601 “caixas”. Além de 108 mil m² de área de vendas e mais de 4,2 mil funcionários.

O Verdemar faturou mais de R$ 1,32 bilhão em 2023 e encerrou o ano com 16 lojas e 225 check-outs em operação. Além de mais de 23,7 mil m² de área de vendas e 4,3 mil funcionários em seus supermercados em Minas Gerais.

O Luiz Tonin Atacadista e Supermercado registrou R$ 1 bilhão de faturamento bruto no último exercício. A empresa possui 20 lojas, 332 caixas e 53 mil m² de área de vendas, além de mais de 1,9 mil colaboradores nas unidades dos supermercados em Minas Gerais.

Lista dos supermercados de Minas Gerais com faturamento bruto superior a R$ 1 bi

  • Supermercados BH – R$ 17,388 bilhões
  • Mart Minas e Dom Atacadista – R$ 9,434 bilhões
  • Grupo DMA – R$ 7,994 bilhões
  • Grupo ABC – R$ 4,487 bilhões
  • Grupo Supernosso – R$ 4,142 bilhões
  • Bahamas – R$ 4,013 bilhões
  • Villefort – R$ 2,901 bilhões
  • Verdemar – R$ 1,323 bilhão
  • Tonin – R$ 1,005 bilhão

Mais supermercados de Minas Gerais que se destacaram no Ranking Abras 2023

A seguir, os supermercados de Minas Gerais são listados em ordem decrescente de faturamento bruto registrado no ano de 2023. Todos os dados referem-se ao levantado no final daquele exercício.

Faturamento superior a R$ 500 milhões

Supermercado Super Luna

  • Faturamento de R$ 951,3 milhões em 2023
  • 22 lojas em funcionamento
  • 277 check-outs
  • Mais de 31,82 mil m² de área total de vendas
  • Emprega mais de 2,2 mil funcionários.

M.N. Supermercados (Rede SuperMaxi)

  • Faturamento na casa dos R$ 817 milhões
  • 31 lojas e 227 caixas
  • 23,52 mil m² de área total de vendas
  • Mais de 2,3 mil funcionários.

Maglioni Ribeiro

  • Faturamento bruto de R$ 686,36 milhões
  • 18 unidades em operação
  • 175 check-outs
  • 19,2 mil m² de área de vendas
  • Mais de 1,6 mil funcionários.

Supermercado Bernardão

  • R$ 603,62 milhões de faturamento.
  • 11 operações, 127 caixas, 17 mil m² de área de vendas
  • Emprega mais de 1,4 mil funcionários.

Faturamento de R$ 200 milhões a R$ 500 milhões

Casa Rena

  • R$ 484,75 milhões de faturamento bruto
  • 15 lojas em operação,
  • 140 check-outs
  • 18,1 mil m² de área de vendas
  • Mais de 1,5 mil colaboradores.

Rede Big Mais Supermercado

  • R$ 457,43 milhões de faturamento bruto
  • Seis unidades, com 104 check-outs,
  • 8,8 mil m² de área de vendas
  • Mais de 1,2 mil funcionários.

Comercial Magalhães & Filhos

  • Faturamento bruto de R$ 300 milhões.
  • Uma loja com dois caixas e uma área de venda de 500 m²
  • Emprega oito funcionários.

Mercantil Bastos

  • R$ 275,74 milhões de faturamento
  • nove operações, com 101 caixas,
  • 11,4 mil m² de área de vendas
  • 916 colaboradores.

Zebu Carnes Supermercados

  • Faturamento bruto de R$ 258,26 milhões em 2023
  • nove lojas
  • 79 check-outs
  • mais de 7,8 mil m² de área de vendas
  • 750 funcionários.

Fornecedora Jácome Comércio e Indústria

  • Faturamento bruto de R$ 257,1 milhões
  • 10 lojas, 97 caixas e mais de 11,1 mil m² de área de vendas
  • 776 funcionários.

L.S. Guarato

  • R$ 255,86 milhões de faturamento em 2023
  • uma loja com 30 check-outs e 3,75 mil m² de área de vendas
  • Emprega 333 pessoas.

Uberaba Supermercados

  • R$ 227,96 milhões de faturamento
  • seis lojas
  • 73 caixas
  • 200 m² de área de vendas
  • 635 colaboradores.

Superaço Alimentos

  • R$ 214,76 milhões de faturamento
  • cinco unidades
  • mais de 5,2 mil m² de área de vendas
  • 61 check-outs
  • 591 funcionários.

Faturamento de R$ 100 milhões a R$ 200 milhões

Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas

  • Faturamento bruto de R$ 198,55 milhões
  • Sete unidades
  • 78 caixas
  • mais de 10,5 mil m² de área de vendas
  • 550 colaboradores.

Supermercado Degrau

  • R$ 196,87 milhões de faturamento
  • seis lojas,
  • 57 check-outs
  • mais de 5,7 mil m² de área total de vendas
  • emprega 654 pessoas.

Supermercado Peixoto e Filhos

  • Faturamento bruto de R$ 181,65 milhões em 2023
  • sete unidades,
  • 81 caixas,
  • 7,4 mil m² de área de vendas
  • 550 funcionários.

Jarbas Correa Filho e Cia.

  • R$ 180,63 milhões de faturamento
  • seis operações
  • 63 caixas
  • mais de 7,4 mil m² de área total de vendas
  • 406 funcionários.

Vila Sul Comércio de Alimentos

  • Faturamento de R$ 163,38 milhões em 2023
  • duas lojas
  • 26 check-outs
  • 4,5 mil m² de área de vendas
  • 265 colaboradores.

D’Ville Supermercados

  • Faturamento bruto de R$ 147,3 milhões
  • cinco lojas
  • 42 caixas em operação
  • 4,5 mil m² de área de vendas
  • 312 funcionários.
Crédito: Divulgação Amis

Organizações Marques Center

  • Faturamento bruto de R$ 147,01 milhões
  • quatro lojas, 46 caixas, 6,7 mil m² de área de vendas
  • 432 colaboradores.

Supermercado Bairro Alto Importação e Exportação

  • Faturamento de R$ 139,43 milhões
  • cinco unidades, 45 check-outs, 5 mil m² de área de vendas
  • 546 funcionários.

Supermercado do Irmão

  • Faturou R$ 139,43 milhões
  • cinco lojas, que somadas dão 45 caixas e 5 mil m² de área total de vendas
  • 546 funcionários.

Supermercado São Jerônimo

  • Faturamento bruto de R$ 129,86 milhões
  • cinco lojas em operação
  • 41 caixas
  • mais de 3,4 mil m² de área de vendas
  • 354 colaboradores.

Irmão Lima

  • Faturou R$ 127 milhões em 2023
  • seis unidades, 40 check-outs, 3 mil m² de área de vendas
  • 300 funcionários.

Supermercado Nova Europa

  • Faturou R$ 115,76 milhões
  • duas operações, 26 caixas, 2 mil m² de área de vendas
  • 335 colaboradores.

Castanheira e Cia.

  • Faturou R$ 100,58 milhões
  • duas lojas, 37 check-outs, 6 mil m² de área de vendas
  • 343 funcionários.

Faturamento de R$ 50 milhões a R$ 100 milhões

Organizações Super Compra

  • Faturou R$ 93,69 milhões
  • sete lojas, 41 caixas, 5 mil m² de área de vendas
  • 350 colaboradores.

Supermercado Ribeiro e Ribeiro

  • Faturamento bruto de R$ 92,88 milhões no ano passado
  • duas unidades, 16 caixas, 2 mil m² de área de vendas
  • emprega 176 pessoas.

Supermercado José Silva

  • Faturou R$ 85 milhões
  • cinco lojas, 29 check-outs, R$ 3,3 mil m² de área de vendas
  • emprega 185 funcionários.

Vivenci Supermercado

  • Faturamento bruto de R$ 78,82 milhões
  • cinco unidades, mais de 3,2 mil m² de área de vendas, 31 caixas
  • 256 funcionários.

Irmãos Teixeira de Carvalho

  • Faturamento de R$ 75,39 milhões
  • uma unidade, 2,5 mil m², 11 check-outs
  • 145 colaboradores.

Varejinho Contagem

  • R$ 67,38 milhões de faturamento
  • cinco lojas, 27 check-outs, 3,8 mil m² de área total de vendas
  • 128 funcionários.

Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e Região

  • Faturamento bruto de R$ 66,75 milhões
  • seis lojas, 28 check-outs, mais de 1,9 mil m² de área de vendas
  • 195 colaboradores.

Comercial João Olinto Alves Filho

  • Faturou R$ 58,53 milhões
  • duas operações, 18 caixas, mais de 1,9 mil m² de área de vendas
  • 145 funcionários.

Supermercado Renata

  • Faturamento de R$ 58 milhões
  • uma loja de 1,8 mil m² de área de vendas e 17 caixas
  • emprega 140 funcionários.

Supermercado Faria de Itapecerica

  • R$ 56,23 milhões de faturamento bruto
  • duas unidades, 18 caixas, mais de 4,3 mil m² de área total de vendas
  • 136 funcionários.

Supermercado Kondor

  • Faturou R$ 55,66 milhões em 2023
  • duas lojas, 14 check-outs, 1 mil m² de área de vendas
  • 130 funcionários.

Cooperativa de Consumo dos Moradores da Região dos Inconfidentes

  • Faturamento bruto de R$ 55,25 milhões
  • uma unidade com cerca de 2 mil m² de área de venda, 14 check-outs
  • 168 colaboradores.

Varejista Sul Mineira

  • Faturou R$ 53,10 milhões
  • três lojas, 17 caixas, mais de 1,4 mil m² de área de vendas
  • 120 funcionários.

Supermercado e Mobiliadora Nova Era

  • Faturamento bruto de R$ 52,78 milhões
  • uma operação de 600 m² de área de vendas, com 10 caixas
  • emprega 110 funcionários.

A seguir, as redes de supermercados de Minas Gerais que faturaram menos que R$ 50 milhões em 2023

A varejista mineira Stangherlin Supermercados faturou R$ 46,23 milhões em 2023 com suas duas unidades que somadas dão 2,3 mil m² de área de vendas e 18 check-outs. Ao todo são 100 funcionários.

Já a Central Distribuidora Stalo registrou faturamento bruto de R$ 46,18 milhões ao longo do último ano. A empresa possui duas lojas, 14 check-outs, 1,2 mil m² de área de vendas e 148 colaboradores.

O Hipermercado Macol faturou R$ 42,46 milhões no último exercício. O negócio é formado por duas unidades com área total de vendas de 2 mil m², 10 caixas e 105 funcionários.

A J. Auricchio & Cia. faturou R$ 42 milhões em 2023 com suas três lojas. A empresa possui 20 check-outs, mais de 1,5 mil m² de área total de vendas e 106 funcionários.

A varejista Minare Comércio de Alimentos registrou faturamento bruto de R$ 39,69 milhões e possui uma loja de 980 m² de área de vendas, 12 check-outs e 67 colaboradores.

A Mercearia Fortaleza fechou o último ano com faturamento de R$ 38,5 milhões. A empresa possui duas operações, 14 caixas, 1,8 mil m² de área de vendas e 100 funcionários.

Crédito: DIÁRIO DO COMÉRCIO / Arquivo / Alessandro Carvalho

O Supermercado A.Z.M. estreia no levantamento com faturamento bruto de R$ 37,08 milhões. O negócio é formado por duas unidades, 13 check-outs, 300 m² de área de vendas e conta com 107 colaboradores.

O Dadá Supermercado faturou R$ 36,59 milhões. A empresa possui uma operação de aproximadamente 1,8 mil m², 10 check-outs e conta com 68 funcionários.

Outra estreante na pesquisa é a varejista Pedro Donadio Neto e Cia., com faturamento bruto de R$ 30 milhões em 2023. A empresa conta com 10 caixas, 1,2 mil m² de área total de vendas e 70 funcionários.

O Comercial Vasconcelos faturou R$ 29,32 milhões no último exercício e tem duas lojas, nove caixas, 1,5 mil m² de área de vendas e 55 colaboradores.

O Jayme Vieira Supermercado registrou faturamento de R$ 28,28 milhões com um loja de 800 m² de área de vendas e nove caixas em 2023. A empresa ainda emprega 82 funcionários.

O Supermercado Nossa Senhora Aparecida fechou o último ano com R$ 27,6 milhões de faturamento bruto. Além disso, a varejista possui duas operações, nove check-outs, 700 m² de área de vendas e 50 colaboradores.

O Supermercado Vilela Khouri e El Hadj faturou R$ 23,8 milhões em 2023 e possui uma operação com seis caixas e 700 m² de área de vendas, além de 43 funcionários.

O Uai Distribuição Atacado e Varejo registrou R$ 23,69 milhões de faturamento bruto no ano anterior. O negócio possui uma unidade de aproximadamente 1,1 mil m² de área de vendas, oito caixas e 55 colaboradores.

O Supermercado Central de Miradouro faturou R$ 22,39 milhões com suas duas lojas, que somadas dão R$ 698 m² de área de vendas e oito check-outs. A empresa possui 61 colaboradores.

Já o Mercadão Levante faturou R$ 22 milhões ao longo do último exercício. A varejista mineira conta com uma unidade de 950 m² de área de vendas e nove caixas, além de 52 funcionários.

O Empório Joab fechou 2023 com R$ 21,9 milhões de faturamento bruto. O negócio possui uma operação de 500 m² de área de vendas, seis caixas e 62 funcionários.

O Supermercado Viçosense faturou R$ 21,56 milhões no último ano com sua loja de 500 m² de área de vendas e sete caixas. A empresa ainda conta com 50 colaboradores.

O Supermercado Primus registrou R$ 21,46 milhões de faturamento bruto no exercício passado. A varejista possui uma loja de 1,2 m² de área de vendas, sete check-outs e 35 funcionários.

A empresa Santos e Oliveira Supermercados faturou R$ 18 milhões em 2023. Ela possui uma unidade de 800 m² de área de vendas e oito check-outs, além de 50 funcionários.

A varejista Irmãos Pedrosa faturou R$ 17,89 milhões no ano passado. O negócio possui duas operações, nove caixas e 1,4 mil m² de área total de vendas, além de 62 colaboradores.

O Varejão Irmão Fernandes registrou faturamento bruto de R$ 16,83 milhões no último exercício. A empresa conta com uma unidade de 322 m² de área de vendas e quatro caixas. Ela emprega 37 funcionários.

O Supermercado Iguasuper fechou 2023 com faturamento de R$ 16 milhões. A varejista mineira conta com uma loja de 1 mil m² de área de vendas e seis check-outs, além de 40 colaboradores.

O Supermercado C.S. Fernandes faturou R$ 15,89 milhões ao longo do ano passado. A empresa possui uma operação de 500 m² de área de vendas, quatro caixas e 32 funcionários.

O Supermercado 2 B registrou faturamento bruto de R$ 15,35 milhões em 2023. O negócio conta com uma unidade de 298 m² de área de vendas, quatro caixas e 50 funcionários.

A Mercearia Miranda e Silva fechou o ano anterior com R$ 14,1 milhões de faturamento. A empresa possui uma loja com 600 m² de área de vendas e cinco caixas, além de 25 colaboradores.

Já a estreante no levantamento da Abras em parceria com a NielsenIQ, Carvalho & Carvalho apresentou faturamento bruto de R$ 14 milhões. O negócio conta com uma unidade com 95 m² de área de vendas, cinco check-outs e 30 funcionários.

O S.W. Supermercado faturou R$ 13,97 milhões em 2023. A empresa possui uma loja com 650 m² de área de vendas, cinco caixas e 32 funcionários.

O Nobre Minas Distribuidora de Alimentos registrou faturamento bruto de R$ 13,84 milhões ao longo do último exercício. A varejista possui uma loja de 500 m² de área de vendas, quatro caixas e 28 colaboradores.

A Linhares e Cia. faturou R$ 13,3 milhões no ano passado com sua unidade de 800 m² de área de vendas. A empresa ainda conta com seis check-outs e 45 funcionários.

A novata Leiteria Mercearia e Supermercado Pierrotti somou R$ 12.84 milhões, com uma operação de 800 m² de área de vendas, sete caixas e 24 funcionários.

Outra estreante na pesquisa é a empresa Comercial Lima & Lima registrou faturamento bruto de R$ 12 milhões ao longo de 2023. O negócio conta com uma loja de 500 m² de área de vendas e seis check-outs, além de 36 colaboradores.

A varejista mineira J.L. Rodrigues e Silva teve um faturamento bruto de R$ 11,51 milhões em 2023. A empresa possui uma loja de 360 m² de área de vendas, sete check-outs e 29 funcionários.

O Supermercado Cabral faturou R$ 11 milhões no último exercício, conta com uma operação com 800 m² de área de vendas, quatro caixas e 15 funcionários.

O Comercial São Geraldo registrou faturamento de R$ 10,5 milhões no ano passado. O estreante no ranking da Abras possui uma loja de aproximadamente 1,4 mil m² de área de vendas, cinco check-outs e 30 funcionários.

Outra estreante e empresa Supermercados Magalhães, com faturamento bruto de R$ 10,39 milhões em 2023. O negócio possui uma loja de 450 m² de área de vendas, quatro caixas e 28 colaboradores.

A também estreante na pesquisa, Almeida e Oliveira faturou R$ 10,35 milhões ao longo do último ano. A empresa conta com uma unidade de 390 m² de área de vendas, quatro check-outs e 28 funcionários.

O Comercial Sabor de Pão também está em sua primeira participação no levantamento e registrou faturamento bruto de R$ 10,03 milhões no ano passado. O negócio é formado por uma loja de 400 m² de área de vendas, quatro caixas e 42 funcionários.

O Timóteo Cia. faturou R$ 9,6 milhões em 2023. A empresa mineira possui uma operação de 800 m² de área de vendas, cinco check-outs e 21 colaboradores.

Outro novato no estudo é o Mercado Ferreira, com faturamento bruto de R$ 9,36 milhões no ano passado. A varejista possui uma loja de 220 m² de área de vendas, três check-outs e 12 funcionários.

O Mercado Magela é outro estreante no levantamento, com faturamento bruto de R$ 9 milhões em 2023. A empresa conta com uma loja com 300 m² de área de vendas, três caixas e 25 funcionários.

O Supermercado Kátia e Karla registrou faturamento bruto de R$ 8,87 milhões no exercício anterior. A empresa possui uma loja com 210 m², três check-outs e 23 colaboradores.

O Supermercado Poka faturou R$ 7,82 milhões no ano anterior. A varejista possui uma loja com 240 m² de área de vendas, três check-outs e 19 funcionários.

O Supermercado Itacolomy teve faturamento de R$ 7,6 milhões em 2023. O negócio possui uma loja com 400 m² de área de vendas, três caixas e 18 colaboradores.

A Organização Salima faturou R$ 6,97 milhões ao longo do último exercício. A empresa possui uma operação com 200 m² de área de vendas, dois check-outs e 18 funcionários.

A varejista estreante na pesquisa, Supermercado Aredes registrou faturamento bruto de R$ 6,6 milhões em 2023. A empresa possui uma loja de 370 m² de área de vendas, quatro caixas e 18 funcionários.

O Comercial M.T. fechou o último ano com faturamento bruto de R$ 6,5 milhões. A varejista mineira possui uma loja de 480 m² de área de vendas, quatro check-outs e 17 colaboradores.

Já o Comercial Pague Pouco faturou R$ 6,18 milhões durante o exercício anterior. O negócio possui uma loja de 400 m² de área de vendas, quatro caixas e 21 funcionários.

O Supermercado Del Lar registrou faturamento bruto de R$ 5,59 milhões ao longo do ano passado. A empresa possui uma loja de 300 m² de área de vendas, quatro caixas e 15 funcionários.

O R. de J. Longo e Cia. (Supermercado Longo) faturou R$ 5,25 milhões em 2023. A varejista possui uma unidade de 300 m² de área de vendas, quatro check-outs e 18 funcionários.

O estreante Mercantil Clarion registrou faturamento de R$ 5,2 milhões no último exercício. A empresa conta com uma loja de 200 m² de área de vendas, três caixas e 16 funcionários.

O Supermercado Pio XII faturou R$ 4,92 milhões ao longo do ano anterior. O negócio possui uma loja de 200 m² de área de vendas, três check-outs e 13 colaboradores.

Outra estreante é a varejista José Geraldo Mendonça, com faturamento bruto de R$ 4,5 milhões. A empresa possui uma unidade de 240 m² de área de vendas, três check-outs e 12 funcionários.

A empresa Souza Menezes Restaurante Mercearia e Pousada faturou R$,4,35 milhões com uma loja de 340 m² de área de vendas e três check-outs. O negócio emprega 16 funcionários.

A varejista J. Faria Neto e Cia. faturou R$ 3,45 milhões no ano passado e possui uma loja de 280 m² de área de vendas, dois caixas e dez funcionários.

Crédito: Reprodução site da rede Supermercados BH

Já a Alaor Messias Marques e Cia. registrou faturamento bruto de R$ 2,52 milhões no ano anterior. A varejista possui uma operação de 300 m² de área de vendas, dois check-outs e sete colaboradores.

O Varejão da Praia faturou R$ 2,5 milhões em 2023. O negócio possui uma loja de 150 m², dois caixas e cinco colaboradores.

O Supermercado Marilar também registrou R$ 2,5 milhões de faturamento bruto no último exercício. A empresa conta com uma unidade de 260 m², dois check-outs e nove funcionários.

A varejista H. Rodrigues e Cia. faturou R$ 2,4 milhões no ano passado. O negócio é formado por uma operação de 200 m², dois check-outs e sete colaboradores.

A mineira Isaac Cândido de Andrade faturou R$ 2,18 milhões ao longo de 2023. A empresa possui uma loja de 240 m² de área de vendas e dois check-outs, além de sete funcionários.

O Varejão do Marcelo registrou faturamento bruto de R$ 1,8 milhão no exercício anterior, com uma loja de 270 m², dois caixas e sete colaboradores.

O Supermercado Urciano faturou R$ 1,5 milhão no último ano. O negócio é formado por duas operações com área total de vendas de 700 m², seis check-outs e 42 funcionários.

Maria Silvana Barros dos Santos Machado registrou faturamento bruto de R$ 1,45 milhão em 2023. A varejista possui uma unidade de 200 m² de área de vendas e sete colaboradores.

O Supermercado Afonsoft faturou R$ 1,1 milhão ao longo do último exercício. A empresa conta com uma loja de 140 m² de área de vendas, dois caixas e um colaborador.

A empresa mineira Gérson José da Silva faturou R$ 1 milhão ao longo do ano passado com uma operação de 371 m² e um check-out, além de três colaboradores.

O Supermercado Faria & Couto, estreante no ranking da Abras registrou faturamento bruto de R$ 960 mil durante o exercício anterior. A varejista possui uma loja de 500 m², três caixas e três funcionários.

A empresa Cereais Oliveira Ramos faturou R$ 900 mil em 2023, com uma loja de 160 m² de área de vendas e dois check-outs, além de três colaboradores.

A Mercearia Zulmira também apresentou faturamento bruto de R$ 900 mil no ano passado. O negócio conta com uma unidade de 160 m² de área de vendas, quatro caixas e nove funcionários.

Por fim, a varejista Melo e Morais, outra estreante mineira no levantamento, registrou faturamento bruto de R$ 840 mil ao longo do último exercício. A empresa possui uma operação com 152 m² de área de vendas, um check-out e de três funcionários.

Importante dizer que alguns supermercados de Minas Gerais optaram por não divulgar seus dados obtidos no ano passado.

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