Negócios

Com apoio da tecnologia, Rede Cidadã quer conectar 40 mil jovens ao mercado de trabalho em 2026

Plataforma digital integra polos da entidade, amplia parcerias com universidades e facilita o acesso a empregos e estágios
Com apoio da tecnologia, Rede Cidadã quer conectar 40 mil jovens ao mercado de trabalho em 2026
Foto: Divulgação / Rede Cidadã

As organizações e entidades sem fins lucrativos, como Organizações Não Governamentais (ONGs) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), desempenham papel fundamental na sociedade, com atividades que complementam demandas que o poder público não alcança. Algumas dessas entidades usam a tecnologia a seu favor para ampliar o alcance e até facilitar o acesso dos doadores às instituições.

Exemplo disso é a Rede Cidadã, entidade mineira fundada em 2002, que tem como principal tarefa criar soluções para a geração de trabalho e renda para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social e econômica.

A entidade adquiriu ferramentas que facilitam o recrutamento e a seleção de jovens para serem encaminhados a empresas e instituições que oferecem vagas no mercado de trabalho. A meta é conectar cerca de 40 mil jovens em todo o Brasil a oportunidades de emprego e estágio.

Expansão graças à tecnologia

Ao fazer o balanço de 2025 da atuação da Rede Cidadã, o diretor executivo e um dos fundadores da entidade, Fernando Alves, detalhou planos e metas para 2026.

“Este 2025 foi um ano muito intenso e de muito trabalho. Fizemos muitos investimentos em inovação, principalmente em tecnologia e na implantação de um grande sistema de RH informatizado, no qual estamos integrando todas as nossas operações. Assim, elas passam a ficar conectadas, controladas e gerenciadas por meio de um sistema único. Tivemos, portanto, um grande avanço do ponto de vista tecnológico”, comentou.

A introdução do jovem no mercado de trabalho é o ‘negócio’ da Rede Cidadã, que pretende inserir 40 mil pessoas no mercado em 2026 | Foto: Rodney Costa/ Valinor Conteúdo

O sistema citado por Alves é o TAC, plataforma digital de recrutamento e seleção que direciona jovens ao mercado de trabalho.

Além de conectar todos os polos da Rede Cidadã no Brasil (51 no total), o sistema facilita a busca por parceiros e oportunidades de trabalho e poderá, ainda, ser conectado a 16 mil universidades e faculdades, ampliando o alcance na busca por talentos que desejam ingressar no mercado de trabalho.

“É que, nessa reta final de 2025, nós também adquirimos uma empresa que faz convênios com universidades e faculdades do Brasil. Hoje, a Rede Cidadã tem convênios com 16 mil universidades e faculdades brasileiras, podendo implementar programas de estágio e ampliar a capacidade de direcionar esses jovens ao mercado de trabalho. Vamos estabelecer a conexão entre jovens e empresas em um volume de aproximadamente 40 mil jovens em 2026 no Brasil”, explicou.

Laboratório de Robótica Ramacrisna
A Rede Cidadã pretende unir talentos a escolas e instituições que oferecem estágios e cursos profissionalizantes | Foto: Rodney Costa/ Valinor Conteúdo

O público beneficiado é diverso e vai desde adolescentes que participam de programas de jovem aprendiz até jovens de 24 anos, que buscam uma recolocação ou mesmo o primeiro emprego.

Resultados da Rede Cidadã desde 2002

  • 106.995 aprendizes contratados;
  • 330 seniores contratados;
  • 1.277 estagiários contratados;
  • 4.493 pessoas com deficiência contratadas;
  • 2.980 pessoas do grupo LGBTQIAPN+ contratadas;
  • 2.994 pessoas em situação de rua contratadas;
  • 1.698 empreendimentos apoiados;
  • 2.853 voluntários;
  • 776 instituições parceiras;
  • 3.595 empresas parceiras;
  • 41.510 jovens e adultos contratados.


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas