Rede de franquias de açaí, sorvetes e picolés JAH planeja expansão com foco em Minas

Porta de entrada para muitos empreendedores que sonham em ter o próprio negócio, o mercado de franquias tem se destacado no Brasil. Em constante crescimento, o franchising tem se consolidado cada vez mais no País.
Prova disso são os dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que apontam um crescimento de 17,2% do setor no primeiro trimestre de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Nesse contexto, a rede mineira JAH, franquia de açaí, sorvetes e picolés 100% naturais, tem intensificado sua presença como marca em todo o território nacional e busca a expansão do mercado de atuação.
A expectativa da rede de franquias é chegar a 200 unidades até o final deste ano e abrir 900 novas lojas até o final de 2026, com um investimento previsto de cerca de R$ 202 milhões.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Atualmente, a marca fundada em Minas Gerais por Rafael Corte e Diego Dutra conta com mais de 130 unidades em operação por todo o País e está presente em mais de 50 cidades mineiras.
Com um crescimento exponencial, em 2023 a franquia chegou ao Nordeste, nas cidades de Maceió e Fortaleza, e também no Distrito Federal.
Neste ano, até o momento, foram seis inaugurações em Minas Gerais, sendo a mais recente na rodoviária de Belo Horizonte. Em agosto, uma nova unidade começa a funcionar no shopping Diamond Mall, na região Centro-Sul da Capital.
Outros novos pontos do JAH serão inaugurados em estados estratégicos para a rede como Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A ideia, segundo os fundadores, é ter uma unidade a cada 90 mil habitantes, com os modelos de franquias já existentes – JAH Express, quiosque, loja no shopping, loja de rua – além de consolidar o novo modelo de franquia da marca, o Store in Store.
Esse modelo busca aproveitar espaços ociosos dentro de estabelecimentos já existentes e, portanto, tem como alvo empreendedores que já possuem o próprio negócio, mas desejam complementar sua receita e tíquete médio.
“Com o conceito de loja dentro da loja, este novo formato foi pensado para um outro tipo de franqueado, aquele que já é empreendedor, tem o seu comércio, mas que deseja ter em seu ponto de venda um diferencial com um custo-benefício interessante”, explica o diretor do JAH e fundador do JAH Franchising, Rafael Corte.
Oportunidades em Minas Gerais
Considerado um celeiro de oportunidades para as franquias, o mercado mineiro é um dos focos de expansão da rede JAH.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das redes de franquia no Estado teve um incremento de 10,8% em 2021, ficando acima da média nacional e passando de R$ 13,1 bilhões para R$ 14,5 bilhões.
Para Rafael Corte, Minas traz muitas possibilidades por ser o estado com mais municípios do Brasil.
“É a nossa casa, onde nascemos e temos o maior zelo. Por mais que sejamos a maior franquia de açaí e sorvete de Minas com 56 unidades, o Estado é do tamanho de um país e há muitas oportunidades. Ainda não temos unidade no Sul de Minas, Zona da Mata. Na região Norte temos poucas unidades e ainda há muita oportunidade no Triângulo. Isto sem contar o modelo store in store, com o qual temos possibilidade de entrar em quase todos os municípios”, explica Rafael Corte.
Fundada em 2008, a rede teve a primeira unidade franqueada em 2016, em Belo Horizonte. A franquia expandiu rapidamente para outras cidades mineiras e depois para outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso e Ceará.
A marca foi recentemente chancelada com Selo de Excelência em Franchising 2022, da ABF, principal honraria do mercado de franquias brasileiro.
Ouça a rádio de Minas