Rede Limpeza com Zelo projeta expansão em Minas Gerais, com foco em Belo Horizonte

A rede Limpeza com Zelo projeta lançar mais 18 franquias em Minas Gerais ao longo dos próximos 12 meses, sendo 12 operações em Belo Horizonte. Esses lançamentos no Estado fazem parte do plano de expansão da empresa, que possui mais de 300 unidades no Brasil, sendo uma unidade na capital mineira, e projeta encerrar 2025 com a abertura de mais 50 franquias no País.
A franqueadora do ramo de limpeza profissional irá participar da Feira da Franquia BH, que será realizada entre os dias 15 e 17 deste mês, no BH Shopping, no bairro Belvedere, região Centro-Sul da Capital. A rede é a franquia com o segundo menor valor de investimento dentre as participantes do evento.
O CEO da Limpeza com Zelo, Renato Ticoulat, relata que a empresa realizou uma pesquisa de mercado que apontou a possibilidade de firmar até 12 contratos na capital mineira. Esse cenário foi o grande motivador para que a marca participe da feira em busca de novos franqueados na região.
Empresa busca franqueados em Minas Gerais
Apesar de o foco inicial estar na capital mineira, o empresário não descarta a possibilidade de expandir as operações da franqueadora para outras cidades do interior de Minas, principalmente aquelas com maior densidade populacional. Ele afirma que a Limpeza com Zelo possui, em seu pipeline, alguns potenciais clientes em municípios como Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
“Se aparecerem fortes candidatos a clientes nessas regiões durante a feira, nós vamos iniciar as operações de conquista de clientes. Nós temos uma realidade concreta, que é Belo Horizonte, mas estamos abertos para estudos em outras regiões no estado de Minas Gerais”, diz.
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O dirigente ressalta que a empresa já tem conhecimento a respeito do potencial do mercado mineiro. Segundo ele, BH está entre as melhores opções para expansão da marca no mercado de franquias, com possibilidade de uma futura abertura de escritório regional na cidade.
Ticoulat relata ainda que a rede possui alguns clientes em São Paulo que têm operações em Belo Horizonte, o que possibilitou a abertura da primeira unidade na cidade há nove meses. “Esses clientes nos levaram a outros clientes, fazendo com que surgisse a necessidade de novos franqueados”, acrescenta.
A rede Limpeza com Zelo já possui operações em algumas outras capitais brasileiras, no entanto, como demonstra Ticoulat, muitas dessas unidades estão em fase inicial, assim como em Belo Horizonte.
Previsão da rede é dobrar o faturamento
A expectativa da empresa é de dobrar o faturamento anual, que atualmente ultrapassa os R$ 130 milhões. O CEO da rede de franquias espera que Minas possa representar algo em torno de 10% a 12% do faturamento total da marca.
“Eu vejo Minas Gerais com grande potencial. A expansão em Belo Horizonte é um movimento natural, por se tratar de uma cidade importante onde o franchising está em crescimento. Estamos bastante otimistas com o que pode acontecer”, diz.

O dirigente também destaca que a marca ainda oferece outro modelo de franquia de escritórios regionais responsáveis pela administração das franquias e prospecção de novos clientes. Nesse caso, o investimento necessário para iniciar as operações é maior que o modelo principal, com capital de giro de R$ 350 mil.
Apesar de a internet oferecer a possibilidade de realizar esse trabalho de gestão a distância, Ticoulat esclarece que a empresa prefere contar com máster-franqueados na região. “A questão, nesse caso, é descobrir uma pessoa que tenha um perfil de vendas e uma expertise empresarial para assumir este papel”, pontua.
Franquia com faturamento mínimo garantido
O investimento inicial necessário para abrir uma unidade da marca varia entre R$ 36 mil e R$ 100 mil, além de R$ 20 mil de taxa de franquia, 7% de royalties, dentre outras taxas. O faturamento médio mensal é de R$ 15 mil a R$ 93 mil, dependendo do modelo, sendo que o valor mínimo garantido varia entre R$ 6 mil e R$ 40 mil por mês.
Ticoulat explica que esse faturamento mínimo ocorre por meio da garantia da entrega de um cliente para o franqueado. Além disso, os valores destinados para o investimento inicial são financiados pela própria rede em até 36 meses, reduzindo o montante necessário para iniciar uma operação da marca. Todo o projeto é elaborado para gerar um retorno de investimento em até oito meses de funcionamento.
“Como nós vamos garantir um faturamento, já haverá uma receita em cima desse valor que será o suficiente para pagar as prestações de 36 meses. O verdadeiro investimento necessário ficará entre R$ 20 e R$ 30 mil, o resto poderá ser pago pelo próprio cliente”, explica.
O dirigente ressalta que o fato de a empresa se responsabilizar pela comercialização do negócio e atração de clientes proporciona maior garantia para quem pretende operar nesse segmento. O papel do franqueado nesse caso é de realizar o atendimento ao cliente atraído pela marca, o que aumenta os deveres e responsabilidades exigidos.
“Além disso, se a pessoa comprar a franquia e não gostar, por já estar com o cliente garantido, ela consegue vender o negócio de forma rápida. Ela pode sair do negócio sem grandes prejuízos”, afirma.
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