Negócios

Rede Lius reduz consumo de energia e amplia impacto social

Redução registrada foi de 28% nas unidades da Rede
Rede Lius reduz consumo de energia e amplia impacto social
Além da unidade central na Capital, a Instituição possui escolas no bairro Gutierrez e nos municípios vizinhos de Contagem e Nova Lima, na RMBH | Crédito: Divulgação Colégio Santo Agostinho

A Rede Lius Agostinianos – mantenedora do Colégio Santo Agostinho em Minas Gerais e de Unidades Socioeducacionais em Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará – reafirma seu protagonismo na educação de alto impacto e na promoção de uma cultura institucional comprometida com o futuro do planeta e da sociedade. A segunda edição do Relatório de Sustentabilidade, lançada em 1º de agosto, consolida os principais avanços de 2024 e está disponível para acesso público no site da empresa.

Um dos principais indicadores do período foi a redução de 28% no consumo de energia elétrica nas unidades da Rede, resultado de uma transição consistente para fontes renováveis. Todas as unidades operacionais contam com a certificação Cemig REC, assegurando o uso exclusivo de energia proveniente de matrizes 100% limpas.

Além disso, foram destinados corretamente 124 toneladas de resíduos – entre recicláveis, materiais da construção civil e resíduos de serviços de saúde. A Rede também ampliou as ações de compostagem, totalizando 43 toneladas, e reciclou 19,79 toneladas de materiais. A preservação da biodiversidade é outra frente prioritária, conduzida pelo Centro Agostiniano de Ecologia Integral (ilAli), que atua em uma área de 260 mil m² de conservação ambiental e 7,33 hectares de Reserva Legal. Em 2024, foram doadas 180 mudas de árvores à comunidade, com outras 387 em desenvolvimento no berçário.

“Transformar vidas é um processo coletivo e contínuo. Nosso modelo educacional está intrinsecamente conectado à responsabilidade com o outro, com a comunidade e com o planeta”, afirma o gestor de Estratégia, Governança e Sustentabilidade da Rede Lius, Rodrigo Mourão.

Excelência acadêmica com visão global

Com mais de 9,7 mil estudantes nas cinco unidades do Colégio Santo Agostinho (Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, Gutierrez e Divinópolis) e nas Escolas Sociais, a Rede alcançou 1.257 premiações em olimpíadas do conhecimento apenas em 2024. O currículo está alinhado à Agenda 2030 da ONU, garantindo uma formação acadêmica de excelência com compromisso ético, global e sustentável.

O Programa de Voluntariado Agostiniano mobilizou 697 participantes entre estudantes e colaboradores, que dedicaram mais de 13 mil horas a projetos sociais. Fundamentado na interioridade, no serviço e na formação humanista, o programa integra a educação formal a uma prática de cidadania transformadora.
A atuação das Unidades Socioeducacionais da Rede Lius reforça o compromisso com a equidade e a justiça social. Em 2024, foram concedidas 1.632 bolsas integrais na Educação Básica, totalizando mais de R$ 24 milhões em investimentos. Outras 302 bolsas foram destinadas à assistência social, com aporte adicional de R$ 1,4 milhão.

No Colégio AIACOM, no Rio de Janeiro, foram ofertadas 650 bolsas e mais de 293 mil refeições completas, além de 750 atendimentos sociais. Em São Paulo, 265 estudantes foram atendidos com bolsas e 40 iniciativas de educação ambiental e cidadania foram promovidas.

A EPSA, em Minas Gerais, se consolidou como referência em formação técnico-profissional, com 220 bolsistas e 149 certificações em cursos técnicos.

A Rede Lius também atua diretamente no acolhimento de famílias em situação de vulnerabilidade por meio de um programa estruturado de assistência psicossocial. Ao longo de 2024, foram realizados 4.917 atendimentos, conduzidos por equipes técnicas especializadas e integradas às lideranças das unidades.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas