Rede Mater Dei lança tecnologia para reduzir tempo de espera no pronto-socorro

A Rede Mater Dei de Saúde, fundada em Belo Horizonte, tem a inovação como pilar essencial para transformar a experiência dos pacientes. Buscando sempre novas soluções para tornar o atendimento mais ágil e eficiente, a instituição foi pioneira em Minas Gerais ao desenvolver a Fila Virtual, um sistema que já reduziu em 50% o tempo de permanência no hospital. A tecnologia permite que parte da espera aconteça no conforto de casa, proporcionando mais comodidade em momentos de fragilidade.
“A Fila Virtual otimizou o fluxo de atendimento e reduziu o tempo de permanência dos pacientes no pronto-socorro. Isso desafogou o acolhimento e permitiu que a equipe de enfermagem se dedicasse ainda mais ao cuidado e à assistência. Agora, por volta de 50% do tempo total de espera pode ser cumprido em casa, tornando o atendimento mais ágil e confortável”, comenta a diretora de Inovação e Experiência do Paciente da Rede Mater Dei, Dra. Lara Salvador Géo.
Inovação a favor do paciente
A tecnologia utiliza inteligência artificial para gerenciar o fluxo de atendimento de forma dinâmica e personalizada, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Desenvolvida pela Rede Mater Dei em parceria com a A3Data, o sistema atualiza os tempos de espera em tempo real, garantindo mais previsibilidade e eficiência para quem aguarda atendimento.
Com a previsão dinâmica de espera e o check-in automatizado, etapas burocráticas foram eliminadas como, por exemplo, o tempo entre o cadastro e a consulta médica. Como resultado, o índice de satisfação – NPS (Net Promoter Score) dobrou, refletindo a percepção positiva da solução.
Compromisso com a excelência
Inicialmente implantado no Hospital Mater Dei Contorno, a Fila Virtual está focada em garantir fluidez aos atendimentos não urgentes como, por exemplo, nas especialidades de Pediatria (24,6%) e Clínica Médica (21,5%), que concentram a maior demanda do pronto-socorro.
Outra boa notícia é que, a partir da segunda quinzena de fevereiro, a solução será expandida para todo o complexo da Rede Mater Dei na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e também em Salvador.
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No entanto, vale destacar que a Fila Virtual não substitui a triagem médica presencial. “A classificação de risco segue os protocolos hospitalares para garantir um atendimento seguro e eficaz”, explica a dra. Lara Salvador Géo.
Além da eficiência operacional, os prontos-socorros da Rede Mater Dei demonstram uma taxa de conversão em internação de apenas 5,1%, um índice inferior à média de 10,8% da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). Isso demonstra a qualidade do atendimento prestado e a capacidade da rede em oferecer intervenções precoces e eficazes.
Atenção
A Fila Virtual foi criada para agilizar e antecipar atendimentos no pronto-socorro, proporcionando mais conforto e eficiência. No entanto, todos os procedimentos assistenciais de triagem e priorização continuarão sendo realizados presencialmente no hospital, garantindo a segurança dos pacientes.
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