Negócios

Rede Mater Dei de Saúde inaugura hospital em Nova Lima

Décima unidade da rede recebeu investimentos da ordem de R$ 200 milhões
Rede Mater Dei de Saúde inaugura hospital em Nova Lima
Inauguração de hospital da Rede Mater Dei em Nova Lima conta com presença de várias personalidades. Foto: Juliana Sodré / Diário do Comércio

Com serviço completo na área da medicina diagnóstica, consultórios médicos, centro cirúrgico, pronto socorro e CTI, a Rede Mater Dei de Saúde, inaugurou nesta sexta-feira (23), em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, sua décima unidade. A inauguração faz parte do projeto de expansão nacional da empresa no Brasil e contou com diversas autoridades presentes.

O hospital recebeu investimentos da ordem de R$ 200 milhões e atenderá mais de 40 especialidades médicas. Um dos diferenciais é o Núcleo Especializado em Medicina Esportiva, com equipe de ortopedia 24 horas.

“Nova Lima é uma região que vem se protagonizando pelo esporte, seja o mountain bike, as corridas, o triatlhon. E aqui todos os atletas vão encontrar um ambiente adequado para se tratarem e prevenirem também as lesões”, disse o CEO da rede, José Henrique Dias Salvador.

Mater Dei de Nova Lima será vetor de desenvolvimento para a região

O Mater Dei Nova Lima contará com cerca de mil colaboradores, grande parte da cidade, que atuarão em conjunto com os cerca de 3 mil médicos que integram o hub Mater Dei BH.

“Além de cuidar da saúde, o Mater Dei Nova Lima será um importante vetor de desenvolvimento para a região. São mais de 2 mil empregos diretos e indiretos que vão ser criados, estimulando o desenvolvimento econômico local. O comércio, o serviço, a infraestrutura urbana serão beneficiados, resultando em melhorias que se estendem a toda a população. O Mater Dei Nova Lima trará uma segurança adicional à comunidade, reforçando o bem-estar social”, disse o gestor da rede.

Fachada do hospital da Rede Mater Dei em Nova Lima. Foto: Juliana Sodré / Diário do Comércio
Fachada do hospital da Rede Mater Dei em Nova Lima. Foto: Juliana Sodré / Diário do Comércio

Presente na cerimônia, o prefeito da cidade, João Marcelo Dieguez (Cidadania), comentou sobre a importância econômica da rede na região:

“Nova Lima recebe com entusiasmo essa nova unidade do Mater Dei. Especialmente nessa região, a cidade tem se transformado num grande cluster de saúde, com a presença de várias instituições. Também representa geração de empregos na nossa cidade, que já tem políticas fortes para incentivar o setor: seja com tarifas subsidiadas de transporte público, seja com cursos técnicos de qualificação na área da saúde”.

Estrutura do Mater Dei de Nova Lima

A nova unidade tem um porte menor que as demais. São 117 leitos, de alta qualidade, com foco em atender o público da classe A, do município que tem a maior renda per capita do Brasil.

Quarto do hospital da Rede Mater Dei em Nova Lima. Foto: Juliana Sodré / Diário do Comércio
Quarto do hospital da Rede Mater Dei em Nova Lima. Foto: Juliana Sodré / Diário do Comércio

O hospital foi construído seguindo normas e um alto padrão de arquitetura hospitalar com o objetivo de oferecer aos usuários uma experiência de conforto, segurança e atendimento de alta qualidade e processos hospitalares verificados e certificados internacionais.

A edificação ocupa uma área total de 21 mil metros quadrados e foi construída com a técnica de retrofit, para requalificação da estrutura já existente, que era a antiga sede do campus II da Faculdade Milton Campos. Foram utilizadas modernas técnicas de arquitetura, com acabamentos especiais para o ambiente hospitalar.

Entre os diferenciais, há os quartos com varanda, para que o paciente tenha interação com o ambiente externo no intuito de trazer maior conforto e bem-estar na recuperação.

Primeira unidade do Mater Dei foi inaugurada em 1980

A primeira unidade da Rede Mater Dei de Saúde, o Hospital Mater Dei Santo Agostinho, foi inaugurada em 1º de junho de 1980 por seu fundador, Dr. José Salvador Silva.

Aos 93 anos, o fundador José Salvador Silva ainda atua no conselho administrativo da empresa | Foto: Reprodução/Mater Dei
Aos 93 anos, o fundador José Salvador Silva ainda atua no conselho administrativo da empresa | Foto: Reprodução/Mater Dei

De 2011 até 2023, a instituição foi comandada pela segunda geração da família, tendo o Dr. Henrique Salvador como CEO.

Desde novembro de 2023, José Henrique Dias Salvador, membro da terceira geração, está à frente da Rede.

Henrique Salvador e José Henrique Salvador, pai e filho, representam a segunda e terceira geração no comando na empresa. Foto: Divulgação/Mater Dei
Henrique Salvador e José Henrique Salvador, pai e filho, representam a segunda e terceira geração no comando na empresa. Foto: Divulgação/Mater Dei

Hoje são 10 unidades, com cerca de 9 mil colaboradores e mais de 2.200 leitos disponíveis em toda a Rede Mater Dei de Saúde. Uma unidade em São Paulo deve ser inaugurada em 2029.

Unidades da Rede Mater Dei de Saúde

Minas Gerais: Mater Dei Nova Lima, Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Mater Dei Santa Genoveva, CDI Imagem e Hospital Mater Dei Santa Clara.

Bahia: Hospital Mater Dei Salvador e Hospital Mater Dei Emec

Goiás: Hospital Mater Dei Premium Goiânia

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas