Rede Y inicia operação em malls de BH e região
Preços de lojas de departamento no melhor estilo fast fashion com o requinte, o conforto, a qualidade e o atendimento personalizado que só uma butique tem. Essa é a proposta da Y, marca especializada na venda de roupas femininas, que nasceu em um espaço de 30 metros quadrados no bairro Padre Eustáquio (região Noroeste da Capital), e já conta com mais de 20 pontos de vendas espalhados pelo Estado.
Depois da expansão para a região metropolitana e cidades do interior localizadas até 300 quilômetros de Belo Horizonte, que teve início em 2019 por meio de franquias, agora a rede começa a chegar aos shoppings da capital mineira e da RMBH. As operações no Big Shopping, Shopping Contagem, Partage Shopping, Shopping Sete Lagoas e Shopping Estação já estão a pleno vapor. Nesta terça-feira (18), a marca chega ao Shopping Cidade e, para o próximo ano, já estão previstas unidades no Minas Shopping, no BH Shopping e no Shopping Del Rey.
De acordo com a proprietária da Y, Joyce Rocha, inicialmente, o plano de expansão previa a instalação de lojas Brasil afora. Porém, o cenário adverso provocado pela pandemia de Covid-19 fez com que se alterasse a rota. Mas o plano segue sólido para 2023. A meta é inaugurar entre 10 e 15 lojas no ano que vem.
“O que fizemos foi desacelerar a expansão, até em função das mudanças no comportamento do consumidor. Optamos em priorizar os shoppings, que abrigarão lojas próprias, até para aprimorarmos o modelo de franchising. A partir da expertise adquirida vamos validar as melhores práticas de capital e eficiência para a abertura em outras capitais”, afirma.
Capitais como Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba e outras do Nordeste já estão no radar. Em Minas, Betim, Contagem, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, Itabirito, Lagoa Santa, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Lafaiete e Curvelo são algumas das localidades em que a marca já está presente.
Shopping Cidade terá loja da Y em formato compacto
A própria loja do Shopping Cidade já nasce com um conceito diferente. Localizada no piso Rio de Janeiro, contará com 54 metros quadrados. Conforme a empresária, um modelo de operação compacto e eficiente foi desenvolvido a partir das novas necessidades e preferências do consumidor.
“Será uma loja menor, com menos espaço, que exigirá menos investimentos, mas que contará com todos os modelos comercializados nas outras lojas. Teremos menos quantidade de peças para permitir um giro rápido. Assim vamos conseguir abrir mais unidades em menor tempo”, explica.
Joyce Rocha também diz que o modelo é uma adequação à nova realidade do varejo físico no pós-pandemia, que acelerou muito as compras digitais. Porém, ela garante que sua aposta seguirá nas lojas físicas, que hoje respondem por 80% do faturamento da Y. As vendas digitais (e-commerce e whatsapp) ficam com os 20% restantes.
“Não dá para crescer igualmente nos dois. Ou focamos no digital ou focamos no físico. E eu prefiro as lojas. É nelas que está meu DNA, meu espírito de sacoleira, da venda porta a porta e de feirante. Eu gosto mesmo é de ir às compras e do contato tête-à-tête com as clientes”, garante.
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