A pandemia, que obrigou todo o setor produtivo a se digitalizar e aprender uma nova forma de trabalhar, afetou sobremaneira as empresas e profissionais contábeis. “Serviço de confiança” acostumado a lidar com nuances burocráticas, a contabilidade ganhou força como consultoria estratégica em um esforço coletivo para salvar negócios.
Esse panorama movimentou também a Reinaldo Contabilidade e Assessoria, escritório que há mais de 30 anos se dedica à prestação de serviços contábeis, fiscais / tributários, societários, trabalhistas e legais em Belo Horizonte.
PUBLICIDADE
De acordo com o sócio-diretor do escritório, Reinaldo Florêncio Moreira, as crises sanitária e econômica impuseram não apenas um novo modo de trabalhar, o home office, mas também uma nova forma de se relacionar, dando ainda mais espaço e importância à escuta.
“A Covid-19 gerou uma instabilidade muito grande entre as empresas. Hoje, nós profissionais temos que orientar, dar consultoria para evitar o fechamento dos negócios. O governo abriu linhas de crédito para que elas sobrevivessem, flexibilizou os contratos de trabalho, mas ainda foi pouco, muitas não resistiram. Com a retomada da economia em 2021 e uma inflação alta, notamos que o assessoramento, o acompanhamento da atividade dos nossos clientes, se tornou imprescindível para muitos deles”, explica Moreira.
“Durante a crise, as organizações necessitavam muito de ser ouvidas. Enxergamos que elas necessitavam de algo que fosse além do tradicional. Esse ouvir foi muito importante, para que eles sentissem mais segurança e atravessassem os piores momentos”, completa o assessor de controle do escritório, Ricardo Ferrari.
A rotina foi alterada pelo trabalho remoto, as reuniões via plataformas de vídeo e pela entrega digital de documentos por parte dos clientes, coisa que acontecia fisicamente até março de 2020, na maioria dos casos.
PUBLICIDADE
O resultado é que, mesmo com o aumento da inadimplência e a perda de alguns antigos clientes, o Reinaldo Contabilidade manteve em 2021 os mesmos resultados alcançados em 2019 e prevê um crescimento da carteira de clientes em 20% em 2021 na comparação com o ano passado.
Para suportar o crescimento que acontece, em boa parte, impulsionado pelos próprios clientes que indicam novas empresas, a dupla aposta na coesão da equipe.
“Tenho clientes que estão há quase 30 anos comigo e uma equipe que também está aqui há muito tempo. Investimos constantemente em qualificação e buscamos criar um ambiente de colaboração, onde as pessoas fazem as coisas não simplesmente porque receberam uma ordem, mas porque entendem que aquilo é o certo a fazer e fazem também porque gostam”, completa o fundador do Reinaldo Contabilidade e Assessoria.