Negócios

Governo de Minas assina ordem para a restauração do Palácio da Liberdade

É a primeira vez que a atinga sede do governo estadual recebe obras desde 2006
Governo de Minas assina ordem para a restauração do Palácio da Liberdade
Foto: Adobe Stock

Com Ordem de Serviço assinada na segunda-feira (11) pelo Governo de Minas, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as obras para a restauração do Palácio da Liberdade poderão finalmente começar.

Para evitar que o prédio fique de portas fechadas, também foi anunciado o projeto Ateliê de Restauração Aberto, que dará oportunidade do público observar o progresso do trabalho durante os 18 meses de duração, conscientizar os visitantes a respeito do patrimônio público cultural e apresentar a história do local.

Em coletiva de imprensa, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, ressaltou o papel educacional do Palácio da Liberdade para os visitantes. “Muitas pessoas nos perguntaram: o Palácio vai fechar? E podemos dizer com segurança que ele continuará de portas abertas, e o público poderá continuar vindo, e agora, podendo aprender ainda mais sobre a história desse espaço e das obras de arte que ele contém”.

As obras receberam investimento de cerca de R$ 10 milhões que vieram de medidas compensatórias ambientais, direcionadas pelo MPMG através da Plataforma Semente.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, destaca que o investimento não é do MPMG, mas de medidas que podem contribuir para o cuidado do patrimônio cultural.

“Esses valores estão sendo destinados a várias ações de proteção ambiental e do patrimônio. Esta talvez seja a mais representativa e simbólica ação da história do MPMG em defesa do patrimônio cultural, uma vez que o Palácio da Liberdade é o nosso maior patrimônio”, afirma Jarbas.

Sobre as obras

O Palácio da Liberdade passará por restauração nas áreas do Saguão Principal, Salas Laterais, telhado, Quarto do Governador, Quarto da Rainha, Varanda Frontal, Varanda Parlatório e Torreões.

O Palácio contará com um novo planejamento de iluminação na área da piscina e para ressaltar os jardins e as fachadas externas, que também serão restaurados.

A tenda de eventos do espaço será realocada para a quadra dos governadores, e em seu lugar, está planejada uma área para apresentações de orquestra. Aliado aos esforços de preservação cultural, as obras vão abarcar a restauração elementos das pinturas, forros, molduras, pisos, corrimões, rodapés, bem como, a revitalização da cozinha e inclusão de novos armários.

*estagiário sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas