Após dois meses fechado, restaurante Bolão volta à praça Duque de Caxias, em novo endereço
O restaurante Bolão prepara a retomada das atividades em um novo endereço na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte. Após quase dois meses e meio fechada, a casa deve ser reaberta em até um mês, segundo informaram os sócios e irmãos Karla e Carlos Henrique Rocha. O estabelecimento voltará às origens e funcionará no mesmo local onde foi fundado, no início da década de 1960: no número 39 da rua Estrela do Sul, ao lado do também tradicional Cine Santa Tereza.
A reabertura marca um novo ciclo depois do encerramento das atividades no casarão da esquina da rua Mármore com a praça, onde o restaurante funcionou por mais de cinco décadas. O fechamento, em 26 de outubro de 2025, ocorreu a pedido do proprietário do imóvel, que decidiu realizar reformas no espaço. A despedida reuniu clientes e moradores do bairro, que formaram fila para apreciar os pratos tradicionais da casa.
Para Karla Rocha, o período de portas fechadas foi marcado por incertezas e também por impacto direto sobre pessoas ligadas ao restaurante, incluindo os funcionários. “Foram momentos difíceis, de muita incerteza e muita dor. Mas hoje, depois de quase dois meses e meio fechado, sabendo que tivemos vidas impactadas, vidas reais impactadas, a gente traz, com muita construção, diálogo e respeito, uma notícia boa. Nós estaremos reabrindo dentro de, no máximo, um mês”, afirma a empresária.
Segundo ela, a decisão de retomar as atividades está ligada ao compromisso histórico da marca com a cidade. “A gente tem um legado, a gente tem uma história e a gente tem um respeito com toda a cidade de Belo Horizonte, com todo o Estado de Minas Gerais e com todos os clientes. O Bolão vai voltar com força, com comida boa, com muita história na mesa e muito show para a gente brindar”, ressalta.
O novo endereço também resgata as origens do negócio. Carlos Henrique Rocha, explicou que a reabertura será na rua Estrela do Sul, número 39, local onde o restaurante começou. “Estrela do Sul, número 39, onde tudo começou. Para vocês que não sabem, o Bolão começou com os nossos avós aqui nessa portinha, do outro lado da praça. Ele estava lá do outro lado, nós passamos para cá”, afirmou.
História do Bolão começa na rua Estrela do Sul
Fundado em 1961 por Dona Maria e Seu Rocha, vindos de Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, o Bolão começou como uma pequena venda de salgados nas proximidades do Cine Santa Tereza, na rua Estrela do Sul. Pouco tempo depois, a família se estabeleceu do outro lado da Praça Duque de Caxias, onde o restaurante se consolidou como ponto de encontro do bairro.
Foi nesse espaço que José Maria Rocha, conhecido como Bolão, aprendeu a receita do espaguete que se tornaria símbolo da casa, inicialmente servido a taxistas e profissionais de plantão e, depois, incorporado à rotina de músicos, artistas e frequentadores da vida noturna de Belo Horizonte.
Ouça a rádio de Minas