Seu Bias é o mais novo restaurante da capital mineira

O estabelecimento funciona em um casarão centenário no Circuito Cultural da Praça da Liberdade e tem a cozinha liderada por Mario Portella

19 de janeiro de 2024 às 16h38

img
Novo restaurante de Belo Horizonte está localizado em um casarão centenário e tombado, no alto da Avenida Bias Fortes | Crédito: Seu Bias / Divulgação

O cenário gastronômico de Belo Horizonte acaba de receber um novo integrante: o restaurante Seu Bias, inaugurado nesta semana no alto da Avenida Bias Fortes, no bairro Lourdes, região Centro-Sul da Capital. O local escolhido para o estabelecimento é um casarão centenário, dotado de uma arquitetura eclética.

Seu Bias foi inspirado na cultura brasileira e nos tradicionais bares belo-horizontinos. O sócio da casa, Pedro Henrique Amorim, destaca o fato do estabelecimento estar localizado em uma imóvel tombado, integrado ao Circuito Cultural da Praça da Liberdade – importante cartão-postal da capital mineira.

O proprietário também revela que a intenção é entregar ao público um cenário familiar e, ao mesmo tempo, um local de encontros para amigos. “A gente quer criar um centro gastronômico de experiência. A ideia, no futuro, é abrir a casa de segunda a segunda”, revela.

A cozinha do Restaurante Seu Bias é assinada pelo reconhecido chef mineiro Mário Portella, que, pela primeira vez, está à frente de uma casa na Capital.

“O Seu Bias chega despretensioso, com um menu feito para juntar as pessoas. Tanto de modo literal, com várias opções para compartilhar, como num sentido mais afetivo, da tradição mineira, de comida boa e de juntar gente em volta da mesa”, afirma.

Para isso, Portella desenvolveu um cardápio inspirado em sua vivência pela gastronomia brasileira, com técnicas internacionais, uso de brasa e ingredientes de qualidade.

Para o proprietário do estabelecimento, a presença de Portella à frente da cozinha é o grande destaque trazido pelo restaurante para o cenário gastronômico da capital mineira. “Acho que falta no mercado belo-horizontino essa alma de cozinha. A gente vê vários empreendimentos novos, mas poucos na cidade transmitem a essência da comida de família, mineira, do interior”, avalia.

O cardápio do Seu Bias é autoral e reflete a experiência do chef mineiro com a parrilla e a extração de sabor e requinte dos ingredientes. No cardápio, destaque, entre as entradas, para itens clássicos de bares, mas em versão própria.


O novo restaurante ocupa um casarão centenário no Circuito Cultural da Praça da Liberdade – importante cartão-postal da capital mineira | Crédito: Seu Bias / Divulgação

Já a coquetelaria, outro ponto de destaque do Seu Bias, será chefiada pelo mixologista e sócio do estabelecimento, Vitor Moretti. O bar oferece uma carta de drinks autorais, com combinações inusitadas e ingredientes exóticos como puxuri, patchouli, jasmin manga e baunilha banana – alguns deles plantados no próprio jardim do restaurante.

Os coquetéis estão divididos em duas cartas temáticas. A primeira, criada por Moretti, foi inspirada na relação da astrologia com os elementos da natureza. Já a segunda leva o nome Rota Brasileira e reúne criações de Moretti que fizeram sucesso em bares onde ele já trabalhou Brasil afora.

O especialista em coquetelaria revela que um dos objetivos do empreendimento é oferecer aos clientes uma experiência de bar diferente do que já existe em Belo Horizonte.

“Além dos drinks que podem ser pedidos em todo o restaurante, também temos uma experiência exclusiva de balcão, que trará dois coquetéis exclusivos criados por nossa equipe de bartenders, e que serão trocados a cada 15 dias. Além de um menu de petiscos para harmonizar com as bebidas que também só estará disponível ali”, destaca.

Sobre o Seu Bias

A ideia por trás da criação do Seu Bias surgiu após uma parceria entre Pedro Henrique Amorim, Henrique Lacerda e outro amigo em um negócio que acabou não dando certo.

Em uma de suas conversas com Mário Portella, Amorim falou sobre seu desejo de abrir um restaurante e o convidou, em tom de brincadeira, para entrar na empreitada. Inicialmente, o chef mineiro recusou a proposta, mas acabou topando. A ideia inicial era de que o restaurante fosse lançado no Mercado Novo, mas o projeto não foi para frente.

Após cerca de três meses de procura por um ponto para abrir uma segunda unidade do Seu Gustim – empreendimento de Amorim e Lacerda, localizado no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul de Belo Horizonte – os sócios encontraram o local que foi oficialmente escolhido para abrigar o novo restaurante.

O empresário conta que o imóvel deu origem ao projeto final do Seu Bias, uma vez que eles não estavam à procura de uma casa tombada ou algo desse tipo. “Foi a visita ao imóvel que fez a gente pensar nesse projeto com uma pegada histórica”, conta.

Ele também relembra que, na época, a casa estava bastante descaracterizada, o que demandou uma restauração do local. “O intuito era mostrar a beleza original da casa”, diz.

Serviço:

O restaurante abrirá toda quinta e sexta-feira de 18h à 1h, aos sábados de 12h à 1h, e aos domingos de 12h às 18h.

Endereço: Avenida Bias Fortes, 161.

As reservas podem ser feitas com a equipe do Seu Bias pelo Instagram.

Galeria de Fotos

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail