Restaurante Tom inaugura com conceito de ‘cozinha de herança’ e valorização do Centro de BH

Tom Cozinha de Herança abre as portas no hipercentro de BH a partir desta quarta-feira (25)
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Restaurante Tom inaugura com conceito de ‘cozinha de herança’ e valorização do Centro de BH
Foto: Divulgação / Joana Spadingler

Belo Horizonte ganha um novo capítulo em sua cena gastronômica com a inauguração do restaurante Tom Cozinha de Herança, na Galeria São Vicente, no Centro de BH. Assinado pela chef Ana Clara Ribeiro Valadares junto com o marido Túlio D’Angelo, o projeto une técnica contemporânea a memórias afetivas e tradições alimentares de matriz africana, indígena, portuguesa e rural, propondo uma gastronomia autoral, sofisticada e enraizada na cultura brasileira. A inauguração do espaço acontece nesta quarta-feira (25).

O conceito de “cozinha de herança” surgiu dos estudos da chef sobre a história da alimentação brasileira. “Embora tenha surgido num contexto mais acadêmico e de pesquisa, ele acabou se tornando uma expressão que ajuda a traduzir a essência de um cozinheiro ou de um cardápio — ambos marcados por suas raízes”, explica Ana Clara Ribeiro Valadares.

Com vivência desde a infância nas festas de Congado e no cotidiano rural do interior de Minas, a chef destaca que o repertório do Tom é construído sobre técnicas ancestrais como defumação, cozimento em brasa, conservação na banha e caldos de base portuguesa.

“Na minha trajetória, essa mistura aparece de forma muito natural. Cresci no interior de Minas Gerais, comendo o que vinha do quintal, aprendendo com a minha família e com as festas de Congado. Essas experiências moldaram meu olhar e minha relação com a comida — uma relação que sempre foi carregada de afeto, de rituais e de pertencimento”, relembra.

Esses saberes ganham nova vida quando colocados em diálogo com a formação técnica da chef em cozinhas profissionais e com os recursos da gastronomia contemporânea. “Na minha cozinha, não existe hierarquia entre o que aprendi no interior e o que veio da formação clássica: tudo se mistura, com respeito, intuição e técnica”.

Cozinha contemporânea com memória afetiva

Sobremesa do Tom Cozinha de Herança
Foto: Reprodução / @tomcozinha

Segundo Ana Clara Ribeiro Valadares, a memória afetiva tem um peso significativo na construção do Tom. Ela explica que a relação com a culinária começa na infância no interior de Minas, nas receitas passadas de geração em geração.

O restaurante Tom Cozinha de Herança é a união destas lembranças com a experiência profissional da chef na capital mineira.

“Com o tempo, Belo Horizonte entrou nessa história. Não apenas como o lugar onde morei e trabalhei, mas como um território que fui descobrindo aos poucos, nas cozinhas por onde passei, nos mercados, nos bares e nas ruas do Hipercentro”, conta.

BH aparece como parte da cozinha de herança do Tom

A escolha pelo Centro de BH tem forte valor simbólico e estratégico. O restaurante nasce em meio a um movimento de valorização da gastronomia no hipercentro e integra um conjunto de iniciativas culturais e comerciais que visam revitalizar a região.

“A gente quis estar num lugar que tivesse história, pulsação e memória. Uma galeria antiga, cercada por outros projetos que também ajudamos a construir — como o Palito, o Bolacha e o Puxado — e que fazem parte desse movimento de recuperação criativa do Centro da cidade”, ressalta a chef.

A proposta do Tom é mostrar que é possível viver uma experiência gastronômica de alto nível no coração de Belo Horizonte, com pratos que equilibram sofisticação e identidade regional.

“Queremos contribuir para que essa cena gastronômica continue se expandindo, com uma cozinha belo-horizontina que seja ao mesmo tempo autoral, moderna e profundamente conectada às nossas raízes”, destaca.

O Tom faz parte de uma nova geração de restaurantes da Capital, que vêm desenhando um panorama mais plural, cosmopolita e autoral para a gastronomia local. “Acreditamos na potência da gastronomia belo-horizontina em se afirmar com personalidade própria — respeitando suas raízes, mas também olhando pra frente, com ousadia e criatividade.”

Com previsão de abertura nas próximas semanas, a expectativa da equipe é consolidar o Tom como um endereço de referência na gastronomia mineira, ampliando as fronteiras da culinária local para além dos estereótipos. “Nossa vontade é contribuir para ampliar os caminhos da gastronomia belo-horizontina, ocupando esse espaço de forma autêntica e acessível”, conclui Ana Clara Ribeiro Valadares.

Sobre o autor

Ana Paula Moreira

Subeditora do portal Diário do Comércio desde 2025. Especialista em jornalismo esportivo pelo Centro Universitário UNA. Vencedora do Prêmio Petrobrás de Jornalismo.


Publicidade Legal

Impresso

Ver outras datas

Digital

Ver outras datas
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas

Acessos importantes

Conteúdo Especial
Conectados 60+: os desafios e as oportunidades da inclusão digital na terceira idade