RHI Magnesita inaugura maior forno rotativo da companhia

A RHI Magnesita inaugurou nesta semana, em Brumado (BA), o maior forno rotativo da multinacional no mundo. Com investimento de R$ 541 milhões, o equipamento é um marco na estratégia da empresa para transformar o Brasil em um hub de matéria-prima para os mercados nacional e internacional. A cerimônia contou com a presença do CEO global, Stefan Borgas, aproveitando sua passagem pela América do Sul, e de um dos principais acionistas, David Schlaff, que destacaram a importância da América do Sul no plano de expansão da companhia.
“O Brasil é para nós um centro de inovação e produção essencial para o setor de refratários. Este investimento reforça nosso compromisso com o crescimento da indústria, a competitividade global e o desenvolvimento sustentável da região”, ressaltou Borgas.
O presidente da RHI Magnesita para a América do Sul, Wagner Sampaio, que acompanhou o CEO na agenda, destacou que a empresa vem adotando estratégias para fortalecer suas ações na abordagem local for local. “A RHI Magnesita acredita na regionalização e no fortalecimento de suas iniciativas locais. A inauguração deste forno reforça esse preceito, garantindo segurança no abastecimento, agilidade em nossa atuação e uma parceria duradoura com nossos clientes e a comunidade”.

Sampaio também contextualizou o momento desafiador do mercado, com a competitividade dos produtos importados, a infraestrutura do País e a complexidade tributária. “Apesar desses desafios, acreditamos no Brasil e em seu potencial estratégico”, explicou.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A inauguração contou com a presença de autoridades do governo municipal, estreitando a relação com o novo prefeito de Brumado e lançando uma parceria com o poder público em um novo projeto social na cidade. O projeto social Horta Comunitária, um investimento da RHI Magnesita para a comunidade há 5 anos, será expandido para outras comunidades em 2025 através dessa parceria com o município.
Capacidade de produção
Com 152 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro, o equipamento possui capacidade de produção de 140 mil toneladas por ano, um aumento de 25% em relação aos fornos verticais já existentes na unidade. O forno passou por comissionamento ao longo do ano passado.
“Vários testes foram realizados de maneira faseada para garantir a segurança operacional do sistema e a produção do material conforme especificações. Projetos dessa magnitude exigem tempo para assegurar eficiência, segurança e qualidade na produção”, reforça o diretor de mineração da RHI Magnesita para a América do Sul, Gabriel Marçal.
Além do ganho produtivo, o forno traz benefícios ambientais, permitindo um melhor aproveitamento do material extraído da mina e a redução de rejeitos, o que prolongará a vida útil da Mina de Pedra Preta de 27 para 60 anos, garantindo maior sustentabilidade para a operação e para a comunidade local.
Valorização do grafite
A empresa também aproveitou a visita do CEO para inaugurar, no dia 12/02, o trabalho de grafite realizado em mais de 2.300 m² de muro na sede da companhia, em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte). A arte urbana transformou o local em uma galeria a céu aberto. A faixa foi cortada pela prefeita do município, Marília Campos, que estava acompanhada dos representantes da RHI Magnesita e de outras autoridades.
Com o tema sustentabilidade, 22 artistas visuais usaram a criatividade para colorir a região da Cidade Industrial. A arte do muro foi a maior intervenção do Fábrica de Grafitti em 2024, parceiro da RHI Magnesita no projeto.
Para destacar a importância dos projetos sociais para a companhia, jovens da Associação Querubins – entidade sem fins lucrativos patrocinada pela empresa – deram o ritmo à celebração em Contagem. Já em Brumado, a turma do Identidar’t – projeto também incentivado e patrocinado pela RHI Magnesita – deu um show com uma Orquestra de Cordas, demonstrando como a arte e a cultura podem transformar vidas e fortalecer a comunidade.
Ouça a rádio de Minas