Negócios

Rio Acima pode ter fazenda modelo em sustentabilidade da Zero Carbon 

Empresa mineira, que projeta crescer 50% em 2024, mostra que é possível unir lucratividade às práticas de desenvolvimento sustentáveis
Rio Acima pode ter fazenda modelo em sustentabilidade da Zero Carbon 
Fazenda da Zero Carbon pode contribuir com a geração de emprego e renda para Rio Acima | Foto: Reprodução/Turismo Minas Gerais

A cidade de Rio Acima, na região Central de Minas Gerais, pode contar com uma fazenda modelo em sustentabilidade desenvolvida pela empresa de logística Zero Carbon. A marca com sede em território mineiro já conta com uma unidade da fazenda em Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul que gera a própria energia renovável e promove a economia circular. 

Segundo o CEO da Zero Carbon Logistics, Felipe Marçal, a ideia é levar o conceito bem-sucedido para as proximidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde a marca tem uma forte atuação. O terreno da fazenda em Rio Acima, já adquirido pela empresa, está localizado nas proximidades da Serra da Gandarela e promete contribuir com o desenvolvimento da região, levando práticas de sustentabilidade, emprego e renda para a população local.

A fazenda modelo na região Centro-Oeste já gerou cerca de 2 milhões de créditos de carbono adotando práticas sustentáveis. O local também é responsável pela reabilitação de animais silvestres e proteção da fauna e flora do ecossistema local. 

“A ideia é mostrar que é possível construir um modelo de negócio sustentável e, ao mesmo tempo, lucrativo, recebendo clientes, parceiros e entusiastas para compartilhar conhecimentos e práticas de sustentabilidade”, destaca Marçal.

Há 3 anos a Zero Carbon neutraliza 100% das emissões nas atividades realizadas e projeta reduzir progressivamente o uso de poluentes. O resultado dos esforços em práticas de sustentabilidade já refletem nas conquistas da empresa de logística.

Com crescimento anual de 30%, a Zero Carbon projeta aumentar em 50% em relação ao ano passado. “Esses resultados são fruto dos nossos investimentos. Hoje a sustentabilidade é a nossa prioridade, ela está em nosso planejamento estratégico, na tomada de decisões e no DNA da empresa”, reforça Marçal. 

Lideranças da Zero Carbon
Zero Carbon conquista cinco novas ISO, além de ser a primeira e única do ramo logístico integrado do MUNDO certificada como Empresa B | Foto: Divulgação/Zero Carbon Logistics

Outra conquista recente da Zero Carbon é a inclusão das certificações internacionais ISO 9001, ISO 14001, ISO 37001, ISO 39001 e ISO 45001. As novas conquistas posicionaram a Zero Carbon como a empresa o maior número de certificações ISO do mundo, destacando a ações voltadas para gestão de qualidade, sustentabilidade, de saúde e segurança no trabalho, e responsabilidade social.

Empresa direciona esforços em serviços de transporte e armazenagem de cargas

Empresa pretende ampliar frota de veículos elétricos | Foto: Divulgação/Zero Carbon

Um dos pilares da Zero Carbon em Minas Gerais é a atuação em transporte de cargas, principalmente em Manutenção, Reparo e Operações (MRO). A empresa realiza o serviço para mineradoras, siderúrgicas, usinas e seus fornecedores com atuação concentrada em cidades como: Itabira, Barão de Cocais, Congonhas, Itabirito, além da RMBH. 

Para 2024, um dos grandes investimentos da Zero Carbon é a compra de novos veículos elétricos, onde serão destinados R$ 20 milhões. 

Outro pilar da empresa é a armazenagem de cargas. A maior estrutura da marca está localizada em Betim (RMBH), com 10 mil metros quadrados de espaço destinado para armazenar todo o estoque dos clientes e distribuir a medida que eles forem precisando.

“É uma novidade para Minas Gerais. A ideia é receber várias empresas do Estado dentro da nossa estrutura para fomentar o mercado local. Cuidamos também de todo o processo, desde a compra até a entrega ao cliente”, destaca Marçal.

Além de Betim, a Zero Carbon conta com filiais em São Paulo, Carajás/Parauapebas (no Pará) e uma unidade internacional em Miami, nos Estados Unidos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas