Rubens Menin amplia investimentos em Portugal

18 de maio de 2021 às 0h24

img
Depois da aquisição da Quinta da Costa e Sol, Menin e Gomes compraram a Osório Wines | Crédito: Divulgação

Tudo começou no segmento da construção civil, quando junto com sócios familiares, Rubens Menin fundou a MRV, em 1979. Hoje, a maior construtora e incorporadora da América Latina, deu origem ao o grupo MRV&CO – que além da própria, engloba também as empresas Urba, Luggo, AHS e Sensia.

Entre os negócios do engenheiro civil e empresário há também uma instituição financeira (Banco Inter), um instituto social para apoiar iniciativas esportivas – especialmente seu clube, o Atlético Mineiro – e as emissoras de comunicação CNN Brasil e a Rádio Itatiaia – esta última adquirida na última semana.

Mas não para por aí. Apreciador de um bom vinho, em 2018, Menin resolveu investir também na produção e comercialização da bebida e deu origem à Menin Douro Estates, ao lado de Cristiano Gomes, profissional de larga vivência no mercado financeiro. De acordo com o empresário, os primeiros rótulos devem ser lançados ainda este ano no Brasil e na Europa.

Para isso, já foram investidos cerca de 30 milhões de euros, iniciados com a compra e revitalização de duas quintas localizadas em Gouvinhas (Cima Corgo), Portugal. Foi realizado um trabalho de reconversão de 14 hectares no primeiro ano do negócio, e há um permanente esforço de recuperação das vinhas mais antigas. Ao mesmo tempo, o brotamento anual é estritamente controlado a fim de permitir uma alta concentração em cada videira, mesmo às custas de uma produção significativamente menor. 

Agora, a empresa acaba de realizar mais uma aquisição, a Horta Osório Wines, um projeto vitivinícola familiar que produz vinhos de alta qualidade, localizada desde o século XVIII na Região Demarcada do Douro (Baixo Corgo). Os ativos da Horta Osório Wines incluem um conjunto de propriedades em um total de 55 hectares, entre os quais estão 10 vinhas velhas, em alguns dos melhores terroirs do Douro e com as melhores castas durienses

“Isso era um sonho antigo meu e que está acontecendo. Temos acompanhado e estudado esse mercado e identificamos essas oportunidades em Portugal. Aquela região tem condições extraordinárias de se fazer vinhos bons. E é muito mais barato para se investir. Temos um custo 100 vezes menor que na França e 50 vezes que a Itália e o resultado é tão bom quanto“, explica.

Menin: isso era um sonho antigo meu e que está acontecendo | Crédito: Divulgação

Menin também conta que foram investidos mais de 5 milhões de euros para a compra da Horta Osório Wines e que esse é um passo importante para a Menin Douro Estates. “Seguiremos com nosso objetivo de produzir vinhos de excelência provenientes de quintas que se encontram em condições singulares, que originam terroirs únicos, feitos das vinhas mais novas às mais centenárias, com ampla gama de castas”, detalha.

Vale dizer que os ativos da Horta Osório incluem uma adega com as mais modernas tecnologias de vinificação, construída em 2012 e projetada pelos arquitetos Frederico Valsassina e João Horta Osório Charters Monteiro. Integrada à paisagem, a adega valoriza os materiais e as características da região, e a sua concepção baseou-se no conceito de gravidade. ”Desde a chegada das uvas até o armazenamento, todo o produto segue em um circuito movido essencialmente pela gravidade, assegurando a qualidade do vinho”, explica o empresário antenado no universo da enologia. 

O projeto da Menin Douro Estates tem como objetivo criar, a médio prazo, um portfólio de vinhos DOC Douro de excelência, tintos e brancos, além de Vinho do Porto, com autorização de produção de aproximadamente 160 pipas (88 mil litros) anuais. A produção total de vinhos deve chegar a 360 mil litros em 2025.

O primeiro vinho da Menin, o Douro’s New Legacy Reserva 2018, é um vinho simbólico, que será lançado em edição The One And Only, com apenas 3.625 garrafas numeradas, que nunca mais vai ser repetida.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail