Negócios

Sada acelera expansão e entra no mercado de veículos adaptados com a compra da GreenCar

Com a aquisição, desejo é posicionar-se entre os três maiores players do mercado de adaptação veicular, que hoje movimenta mais de R$ 1,6 bilhão por ano no País
Sada acelera expansão e entra no mercado de veículos adaptados com a compra da GreenCar
A GreenCar entregou 46 unidades Renault Master L2H2 adaptadas para unidades de suporte básico do Samu, destinadas ao Ministério da Saúde | Foto: GreenCar / Erasmo Salomão

Embalado por um mercado em franco crescimento, o Grupo Sada comprou a GreenCar, empresa especializada na adaptação de veículos especiais, com planta em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com a aquisição, o grupo mira se posicionar entre os três maiores concorrentes do mercado de adaptação veicular, que movimenta mais de R$ 1,6 bilhão por ano em licitações, varejo e transformações.

Após a aquisição, o diretor da GreenCar e de Novos Negócios do Grupo Sada, Ricardo Ramos, revela que os próximos passos incluem a construção de uma nova planta em Sete Lagoas dedicada ao segmento de adaptados, que deverá gerar emprego e renda para a região. Em paralelo, o grupo seguirá com investimentos em pesquisa, desenvolvimento e certificação de novos produtos, fortalecendo a capacidade tecnológica e ampliando o portfólio de soluções veiculares especiais.

A adaptadora, segundo ele, traz uma oportunidade de ouro para o grupo, atuando em áreas como acessibilidade, unidades móveis, pets, passageiros e segurança pública. “É um conjunto de continuidade da extensão de manufatura de uma grande montadora. Já temos uma ampla atuação em soluções integradas e agora diversificamos nossa oferta de valor aos clientes para nos diferenciarmos dos concorrentes”, pontua o executivo.

O processo até a aquisição foi resultado de um mapeamento de potenciais clientes com o auxílio de consultorias especializadas, trabalho que durou aproximadamente um ano e meio, do estudo à negociação. “A GreenCar se diferenciou por possuir complementaridade aderente ao nosso portfólio e maior sinergia geográfica em função dos estudos, tecnologia, certificação e posicionamento, além da parceria com montadoras como Iveco e Stellantis”, ressalta Ramos.

Presente em todos os estados, a intenção inicial é seguir com produção em escala, tanto na GreenCar em São Paulo, focada em produtos de varejo, quanto na planta em Sete Lagoas. “A primeira aposta é maximizar locações produtivas e nossa previsão é que o investimento retorne em até dois anos”, explica o diretor.

Empresa já entregou 46 veículos transformados em unidades do Samu para 13 estados

Nos últimos dias, já como integrante do Grupo Sada, a GreenCar entregou 46 unidades Renault Master L2H2 adaptadas para unidades de suporte básico do Samu, destinadas ao Ministério da Saúde. Os veículos, segundo a empresa, atenderão 40 municípios de 13 estados brasileiros.

Durante a entrega das ambulâncias, a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e Urgência (Dahu) do Ministério da Saúde, Aline Costa, ressaltou a importância desse processo, que ampliará para 89% o acesso da população ao serviço de atendimento pré-hospitalar. “A parceria de empresas como a GreenCar é fundamental para o Ministério da Saúde, porque precisamos de empresas sérias para transformar um veículo comum em uma ambulância apta a prestar serviços de urgência e emergência.”

Para o futuro, a intenção é seguir com forte atuação em território mineiro, que se destaca no segmento de mobilidade por possuir um dos maiores entroncamentos logísticos do Brasil. “Acreditamos no potencial do grupo de se diferenciar com uma oferta ampla no eixo logístico, além de uma oferta de valor em pesquisa, desenvolvimento integrado e tecnologia. Esperamos proporcionar tudo isso de maneira diferenciada em Minas, sede da GreenCar no Brasil”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas