Negócios

Saúde mental: governo de Minas aplica programa ‘Calma da Mente’

Empreendedor serial Leonardo Simão disponibilizou a metodologia exclusiva para o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e secretários de Estado
Saúde mental: governo de Minas aplica programa ‘Calma da Mente’
Crédito: Reprodução Pexels

Engajado na disseminação de seu programa de saúde mental Calma da Mente, o empreendedor serial Leonardo Simão disponibilizou a metodologia exclusiva para o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e seus secretários de Estado. O programa foi aplicado na Cidade Administrativa de Minas Gerais, no escritório do governo do Estado localizado em Belo Horizonte. Inédito no Brasil, o Calma da Mente está lastreado no Estoicismo, filosofia milenar e prática validada pela neurociência e programação neurolinguística. A expectativa do empreendedor, que já fundou 24 empresas e decidiu lançar o programa depois de uma experiência de quase morte, é a de impactar 10 milhões de pessoas nos próximos cinco anos.

O programa disponibilizado para o governador e secretariado utiliza uma abordagem científica e pragmática. “Os governantes possuem um dos trabalhos mais importantes da nossa sociedade e o seu equilíbrio emocional impacta diretamente na gestão pública e um melhor atendimento às demandas da população. A Calma da Mente pode ser mais um recurso, entre tantos outros que eles já possuem, para manter-se estáveis para enfrentar os desafios e lidar com as complexas decisões que precisam tomar diariamente”, comentou Leo Simão.

O empreendedor ressaltou os benefícios da meditação e do conhecimento dos princípios estóicos para a manutenção da saúde mental. “Temos no nosso cérebro o computador mais poderoso do mundo, com 100 bilhões de microprocessadores que coordenam trilhões de sinapses. A cada segundo, a mente de cada um de nós processa dois milhões de bits de informação, basta nos concentrarmos que o nosso cérebro utiliza sua capacidade para calcular o que for preciso, velocidade, olfato, paladar, distância. A cada inspiração, levamos oxigênio para 37 trilhões de células do corpo e mandamos de volta o gás carbônico, fabricamos hormônios e tudo isso acontece de forma autônoma, sem intervenção humana. Todo esse potencial que carregamos veio sem um manual de instruções, o que faz com que passemos a vida tentando acompanhar o barulho da mente. O que meu programa faz é silenciar esse tumulto e auxiliar para colocar as coisas em ordem”, explicou. 

Constituição do programa

Para elaborar o sistema, inédito no Brasil, Leo Simão compilou toda a base de conhecimento que reuniu nas últimas três décadas como empreendedor e estudioso de diversas filosofias e técnicas de meditação e a ancorou nos pilares estóicos. “Esta filosofia de força e resiliência mental vem sendo utilizada desde a Grécia antiga e o Império Romano e validada nos últimos 2300 anos em soldados de elite, atletas de alta performance, times de basquete, futebol, vôlei, empresários no mundo todo, executivos do Vale do Silício, reis, imperadores e alguns dos maiores líderes da história. O que eu fiz foi formatá-la a um método de fácil aplicação no dia a dia das pessoas comuns”, comenta.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A ideia é que as pessoas utilizem o programa como uma qualificação para crescimento na carreira, mas que impacte diretamente em seus relacionamentos e vida pessoal, atenuando a ansiedade, procrastinação e depressão, permitindo aos participantes viver uma vida com mais propósito, prosperidade e paz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas