Negócios

Sebrae escolhe dez startups mineiras para mentorias individualizadas

Programa busca orientar e capacitar negócios para se aproximarem de investidores de risco
Sebrae escolhe dez startups mineiras para mentorias individualizadas
Com o programa, as startups podem ampliar o networking, identificar o modelo de investimento mais adequado e aproximar e negociar com investidores de todos os estágios do capital | Crédito: Pixabay

Dez startups mineiras estão entre as vinte empresas selecionadas para a segunda fase do programa Capital Empreendedor, idealizado pelo Sebrae. O objetivo é instruir e oferecer capacitações necessárias para que os negócios consigam se aproximar de investidores de risco.

Após a etapa de seleção, as empresas irão participar de encontros com foco nos modelos de negócios, além de receberem mentorias nos campos de finanças, vendas, governança, valuation e análise comportamental. A conclusão da segunda etapa está prevista para o fim de setembro. 

Em 2023, o programa passa a incluir startups do Nordeste com a seleção mineira. Do Estado, foram escolhidas dez empresas: Smartis, Trivela e Mapertest, de Belo Horizonte; Sensio e Beezer, de Juiz de Fora; Polifrete e Simplex.On, de Uberlândia; GRPRO, de Alfenas, Guiiia, de Varginha; e Putz Filmes, de Ipatinga. 

Seleção do Sebrae passa por processos criteriosos 

Apenas em Minas, 53 startups se inscreveram para participar do Capital Empreendedor. No fim do ano, elas também passarão por mentorias em São Paulo com bancas com investidores, que incluem as 60 empresas nacionais mais bem classificadas. Desta forma, terão a chance de obter novos recursos para aplicar em melhorias nos empreendimentos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“A seleção foi muito criteriosa e obtida por meio da participação das startups nos encontros, dos modelos de negócios e pelo estágio de maturidade das empresas. Agora, as startups estão mais preparadas para participar do processo de busca de investimentos para que essa jornada seja um pouco menos sofrida”, afirma o analista do Sebrae Minas, Igor Robert Martins.

Capital Empreendedor já impacta empresas 

A startup Simplex.On, que desenvolveu um software focado em consultoria para área de gestão de qualidade na construção civil, afirma que o programa já impactou positivamente os negócios. Prova disso é que a participação no projeto do Sebrae rendeu à empresa um investimento de R$ 1 milhão vindo de uma grande companhia do setor.

Outra empresa que também já tem o que comemorar é a Putz Filmes. A produtora de vídeos, com sede em Ipatinga (Vale do Aço), é uma das selecionadas para a segunda fase do programa e há sete meses busca captação de investimentos. 

As empresas se apresentarão para investidores de todo o país em vários estágios: Investidores Anjo, Aceleradoras, Plataformas de Crowdfunding de Investimentos e Fundos de Investimento.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas