Sebrae projeta atender 69.600 empresários
Com um atendimento personalizado e gratuito, para realizar diagnósticos sobre os pequenos negócios e propor soluções para melhorar a gestão dos empreendimentos, o “Sebrae na sua Empresa” alcançou a marca dos 34.471 estabelecimentos atendidos em Minas Gerais no primeiro semestre de 2018 e tem como meta alcançar 69.600 micro e pequenas empresas (MPE) e microempreendedores individuais (MEI) até o final deste ano. Entre janeiro e junho de 2018, 47% das visitas realizadas pelo Sebrae Minas foram as microempresas, 41% os MEIs e 11% as pequenas empresas. Nos seis primeiros meses do ano, mais da metade dos pequenos negócios previstos foram atendidos nas regionais Jequitinhonha e Mucuri, Norte de Minas, Zona da Mata e Vertentes, Sul e Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A região Central foi a que registrou o maior número de atendimentos, na marca dos 7.094, representando 47% das visitas planejadas para o ano. Na metodologia aplicada, são coletados dados do empreendedor e informações sobre a atuação da empresa em diferentes áreas e, a partir da análise das respostas, são identificadas as necessidades de cada estabelecimento. Segundo dados mais recentes do projeto, as ferramentas mais indicadas são da área de finanças, como fluxo de caixa e controle de contas a receber e contas a pagar, implantadas por 69% dos clientes em 2017, e da área de mercado, usadas por 34% dos estabelecimentos no ano passado e relacionadas à matriz de fidelização, divulgação e planos de promoção. A analista do Sebrae Minas, Any Myuki, explica que são usados dois tipos de roteiro, que variam de acordo com o porte das empresas. Para os MEIs, o foco é nas principais dúvidas do microempreendedores individuais, relacionadas às obrigações necessárias decorrentes do processo de formalização dessas empresas que são desconhecidas pela maioria. Já para as micro e pequenas empresas, o ponto principal é a gestão, nas áreas de finanças, mercado, pessoas e inovação e sustentabilidade. “O objetivo é ajudar os empresários e começar um relacionamento com eles porque, a partir dessas informações, conseguimos formatar e desenvolver soluções que possam melhor atender às necessidades específicas de cada micro e pequena empresa e dos microempreendedores individuais”, diz Any. No segundo semestre, as MPEs e os MEIs continuarão recebendo a visita de assistentes do Sebrae Minas, uniformizados e identificados, que atuam por meio de uma estratégia de varredura nos estabelecimentos. Além disso, os empreendedores podem solicitar os serviços de assessoria pelo site http://sebrae.com.br/minasgerais. Comércio – Levantamento dos atendimentos realizados em Minas Gerais no primeiro semestre deste ano aponta que 21.081 pequenos negócios eram do setor de comércio, o que representa 60% do total dos estabelecimentos visitados. As principais atividades do setor atendidas pelo projeto são comércio varejista da moda, alimentação fora do lar, padaria, farmácia, salão de beleza, minimercado, autopeças, material de construção, oficina mecânica e açougue. No mesmo período, o setor de serviços teve 10.310 estabelecimentos atendidos e a indústria, 2.938. A analista do Sebrae Minas ressalta que muitos empresários não têm informações detalhadas sobre o setor no qual atuam e que as atividades em destaque recebem assistência específica por parte do projeto. “Devido ao grande número de clientes e aos fatores críticos de sucesso específicos para essas atividades, realizamos um diagnóstico incremental com materiais complementares e dicas direcionadas a esses setores”, afirma Any.
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