Sebrae e Shopee se unem para capacitar donos de pequenos negócios

Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo no ambiente digital, o Sebrae assinou, na última segunda-feira (23), um acordo de cooperação técnica com a Shopee. A iniciativa busca capacitar pequenos empreendedores para uma atuação mais rápida e eficaz no mercado de vendas on-line, promovendo também maior competitividade e sustentabilidade dos negócios ao longo do tempo.
A cerimônia foi realizada na sede do Sebrae em São Paulo e contou com a presença de diversas autoridades, como o ministro do Empreendedorismo, Micro e Pequena Empresa, Marcio França; o ministro do Comércio e Indústria de Singapura, Alvin Tan; o diretor superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa; o diretor-presidente em exercício do Sebrae Nacional, Bruno Quick; e a head de Relações Governamentais da Shopee, Luciana Hachmann.
“Os marketplaces são uma vitrine fundamental para os pequenos negócios, que precisam se apropriar das ferramentas digitais para expandir sua atuação”, afirmou o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.
A head de Relações Governamentais da Shopee, Luciana Hachmann, destacou a importância da parceria para o desenvolvimento do e-commerce no Brasil.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Esse acordo reforça nosso compromisso com o empreendedorismo brasileiro, conectando os negócios locais aos consumidores e oferecendo ferramentas que impulsionam o crescimento. Nossa colaboração com o Sebrae permitirá ampliar as ações de capacitação para mais regiões do país”, comentou.
Parceria internacional e impacto nos negócios digitais
Com mais de 3 milhões de vendedores brasileiros registrados, responsáveis por 90% das vendas no país, a Shopee tem sido uma importante porta de entrada para a digitalização dos pequenos negócios.
De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma no segundo trimestre de 2024, 1 em cada 3 vendedores locais encontrou na Shopee sua primeira oportunidade para comercializar produtos on-line, e 40% dos entrevistados expandiram suas operações após ingressar no marketplace.
Além disso, essas empresas geram 1,3 milhão de empregos no Brasil, sendo que 25% desse total trabalham exclusivamente para atender as vendas na Shopee.
Visando alcançar esses empreendimentos, nos próximos dois anos, o Sebrae e a Shopee promoverão uma série de capacitações on-line para empreendedores que desejam vender na plataforma ou expandir seus negócios no comércio digital.
O projeto oferecerá acesso gratuito a uma jornada de aprendizado sobre vendas on-line, além de oficinas e mentorias especializadas, com o objetivo de garantir maior visibilidade para os produtos dos pequenos empreendedores dentro da plataforma.
O ministro Márcio França celebrou o acordo, ressaltando a relevância da parceria com Singapura no cenário comercial global.
“Esse é um passo importante para quebrar barreiras comerciais fora do Mercosul, e estamos acompanhando de perto devido à importância estratégica desse relacionamento”, afirmou.

O ministro de Singapura, Alvin Tan, enfatizou o bom relacionamento entre os dois países: “Já é a minha terceira visita ao Brasil, e sempre somos bem recebidos. Queremos ajudar os pequenos negócios a se digitalizarem”, destacou.
O diretor do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, também frisou os benefícios da cooperação, afirmando que a parceria com a Shopee contribuirá para que os pequenos negócios aumentem sua competitividade e ampliem o acesso a novos mercados.
(Com informações da Agência Sebrae de Notícias)
Ouça a rádio de Minas