Segunda unidade do Pátio Belvedere será inaugurada em dezembro

A segunda das quatro unidades previstas para o complexo comercial Pátio Belvedere, localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, será inaugurada em dezembro deste ano. O empreendimento está sendo desenvolvido pela Pentagna Incorporadora em parceria com a Urb3 e a GSA Ativos. O investimento total previsto para o projeto é de R$ 70 milhões.
De acordo com o sócio-diretor da Pentagna Incorporadora, Gabriel Pentagna Guimarães, a segunda galeria, nomeada Pátio Belvedere II, será entregue aos lojistas ainda em novembro. Segundo ele, o empreendimento já conta com algumas marcas confirmadas para ocupar o espaço de 1,6 mil metros quadrados (m²) de Área Bruta Locável (ABL), localizado na rua Modesto Carvalho de Araujo.
As lojas e estúdios que estarão no Pátio Belvedere II são:
- Drogaria Araujo;
- Race Bootcamp;
- Vidya Hot Yoga – Bio Ritmo (do grupo Smart Fit);
- Roma Padaria;
- Prima Linea;
- Cote Beauty.


Guimarães ainda destaca que o terceiro empreendimento, de 1,7 mil m² de ABL, já está em obra e deverá ser entregue ao público em maio de 2025 e contará com lojas das marcas Borora, Panini Comics, Hope e Mercy With Love. Já a quarta galeria, que terá 2,5 mil m² de ABL, será inaugurada em novembro do ano que vem.
Ele também lembra que o primeiro empreendimento do projeto, de 850 m² de ABL, foi entregue ao público em outubro do ano passado e já está totalmente ocupado por unidades das marcas PatBO, Track&Field, By Dany Duarte, Fillity e Instituto Ivo Faria.
O sócio-diretor da incorporadora responsável pelo projeto ainda ressalta que a procura dos lojistas por um espaço no empreendimento tem sido intensa, impulsionada pela demanda reprimida por opções de comércio nas regiões dos bairros Vila da Serra e Vale do Sereno, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); e Belvedere.
“Como resultado, estamos tendo grande sucesso na locação, atraindo lojistas de excelente qualidade, especialmente devido à localização estratégica do empreendimento no coração do bairro Belvedere”, relata.

Localização é diferencial do Pátio Belvedere
Para Guimarães uma das grandes vantagens do complexo Pátio Belvedere é a localização privilegiada, entre as movimentadas avenida Paulo Camilo Pena e rua Jornalista Djalma Andrade, em frente à Praça Arquiteto Ney Werneck.
Ele destaca o grande fluxo de pessoas na praça e aponta as vantagens do projeto ser desenvolvido nessa área ao ar livre. “Os quatro empreendimentos ao ar livre ao redor da praça criam uma sinergia única para os lojistas, transformando a Praça Arquiteto Ney Werneck em uma grande área de lazer e convivência integrada aos empreendimentos”, avalia.

De acordo com o diretor, a escolha pelo bairro Belvedere foi uma decisão estratégica que levou em consideração a escassez de oferta comercial na região. “Atualmente, cerca de 80% dos lançamentos de alto padrão estão concentrados no Vila da Serra e Vale do Sereno, onde a oferta de lojas comerciais é muito limitada”, completa.
Ele ainda ressalta que a recente transformação do Belvedere, passando de um bairro exclusivamente residencial para uma área receptiva ao comércio, proporcionou novas oportunidades para a região.
Guimarães ainda cita algumas características que tornam o bairro da região Centro-Sul da Capital um local privilegiado. “É um bairro plano, arborizado, com ruas largas e uma divisão clara entre prédios e casas, na rua João Antônio Azeredo, que contribui para um ambiente mais tranquilo”, diz.
O sócio-diretor da Pentagna Incorporadora também lembra que o plano diretor estabelece algumas restrições importantes como o limite de altura das construções em nove metros e um coeficiente de ocupação de 1.0. “O que ajuda a controlar o adensamento e manter a qualidade de vida na região”, avalia.

Expectativas e demais projetos
A expectativa da empresa, segundo Guimarães, é de que os quatro empreendimentos que formam o Pátio Belvedere sirvam como um centro de conveniência para a população local. Ele ainda destaca que a Pentagna planeja realizar, em parceria com a Urb3 e os lojistas do complexo, uma segunda reforma na Praça Arquiteto Ney Werneck.
“A expectativa é muito positiva e acreditamos que o projeto trará grande valor ao bairro Belvedere, oferecendo comodidade e elevando a qualidade de vida na região”, afirma.
Além do Pátio Belvedere, a incorporadora também planeja investir R$ 35 milhões em outros dois empreendimentos na avenida José Maria de Alkimin, também no Belvedere. “Inclusive, nós vamos construir uma praça nesta área. Estamos adotando uma área da prefeitura para fazer uma urbanização e adicionar obras de arte”, relata.
A Pentagna Incorporadora ainda lançou, recentemente, um empreendimento residencial chamado Áster Lourdes. Já para 2025, a expectativa é lançar mais dois prédios de uso misto em Nova Lima, na Grande BH: na alameda Oscar Niemeyer, no bairro Vila da Serra; e no Vale do Sereno, próximo à rodovia MG-30 e à rua das Acácias.
Ouça a rádio de Minas