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Seis táticas para vender mais na internet em 2024

Especialistas afirmam que para enfrentar a nova realidade do varejo é necessário que gestores fiquem atentos aos métodos de estratégias de impulsionamento
Seis táticas para vender mais na internet em 2024
Crédito: Marko Djurica/Reuters/Arquivo

Na capital mineira, as pequenas e médias empresas (PMEs) evidenciaram que as vendas na internet ajudaram a alavancar os negócios no decorrer de 2023. No ano passado, a receita alcançou a cifra de R$ 3,3 bilhões, marcando um acréscimo de 22% se comparado a 2022.

Neste ano, os gestores de negócios devem observar as novas direções do comércio virtual, tendo em vista a mudança de comportamento do consumidor, além de necessidades de adaptação com o que rege o mercado.

“O varejo on-line tem muitas possibilidades de crescimento e, assim como todo universo da tecnologia, muda constantemente. O empreendedor precisa estar atento as alterações no comportamento do consumidor e colocar em prática toda inovação ou tendência que estejam em linha com o plano de negócio”, avalia a diretora de Conhecimento da instituição de ensino Ecommerce na Prática, Babi Tonhela.

Confira, abaixo, práticas inovadoras que podem ajudar a impulsionar as vendas on-line:

  1. Inserção de vídeos no ambiente da loja on-line

    Atualmente é viável incorporar esse formato nas plataformas de comércio eletrônico, por meio de extensões, com o objetivo de enriquecer a vivência do cliente e proporcionar uma apreciação mais minuciosa dos itens disponíveis;
  2. Ampliação da Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR)

    A crescente utilização dessas tecnologias para enriquecer o processo de compra on-line é uma onda atual. As realidades aumentada e virtual, apesar de já presentes em 2023, apresentam grande potencial de desenvolvimento, particularmente para o segmento de vestuário, pois conferem maior confiança para o cliente ao selecionar peças sem a necessidade de experimentá-las;
  3. Sustentabilidade e Comércio Consciente

    Tendência crescente no varejo eletrônico é a demanda por práticas sustentáveis e éticas. Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental e social de suas compras.
    As lojas virtuais que oferecem produtos ecológicos, promovem a transparência na cadeia de suprimentos e adotam embalagens recicláveis ou reutilizáveis podem se diferenciar no mercado. Além disso, a implementação de programas de responsabilidade social corporativa e o apoio a iniciativas ambientais podem fortalecer a imagem da marca e fidelizar clientes;
  4. Intensificação do uso de Inteligência Artificial (IA)

    Para personalizar as sugestões de produtos, aprimorar o serviço ao cliente e aprimorar a administração do empreendimento, a adoção de instrumentos de IA está entre as táticas mais relevantes para quem almeja sobressair em vendas. ChatGPT, AgentGPT e Flair AI figuram entre as recomendações da perita;
  5. Crescimento do Comércio Social

    As vendas originadas pelo encaminhamento de redes sociais para a loja virtual incrementaram mais de 240% apenas em 2023. O marketing por intermédio do Instagram, TikTok e WhatsApp é uma potente tática de conversão, e os comerciantes podem tirar partido dos links direcionados para a loja online ou até mesmo o live-commerce, facilitando o caminho do cliente até a conclusão da compra e engajando com a oferta de conteúdos pertinentes;
  6. Inovação nos métodos de pagamento

    A introdução de novas formas de pagamento, tais como criptomoedas e autenticação biométrica, promove transações on-line mais seguras e práticas.
Crédito: Adobe Stock

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