Sem funcionários, lavanderias autônomas ganham espaço

Em um mercado que conta com 2.412 empresas ativas em Minas Gerais, entre lavanderias (sem distinção de modelo), tinturarias e toalheiros, e que, só em 2023, abriu 397 empresas do segmento no Estado, as lavanderias autônomas têm ganhado espaço como novo modelo de negócio.
É o caso da Laundromat. Com atuação desde 1987 e mais de 350 lojas no País, sendo 15 em Minas Gerais, a empresa oferece lavanderias totalmente automatizadas, já como uma evolução das lavanderias self-service, como começou.
Conectadas à internet, podendo operar até 24 horas, fornecem informações em tempo real sobre o progresso da lavagem e fazem o uso eficiente de água, energia elétrica e produtos químicos, mirando a sustentabilidade. “E tudo isso sem funcionários”, garante Nicolas Lopez, diretor comercial da empresa. Esses espaços também oferecem ar-condicionado, tomadas para carregamento de celular e rede wi-fi gratuita para clientes.
Diferentemente das lavanderias self-service, em que precisam de colaboradores interagindo com os clientes e com a loja, as autônomas fazem a autogestão dos equipamentos e dos sistemas instalados no espaço. E tornam-se uma opção para quem busca menor interação pessoal e disponibilidade imediata.
No caso dos empreendedores, Nicolas Lopez comenta que é um negócio vantajoso para quem busca uma segunda ou até terceira renda. “O Brasil é um país empreendedor, e neste tipo de negócio, a pessoa não precisa estar presente o tempo todo para operar, o estoque não é grande e não há relação direta com o cliente”, comenta.
Uma eficiência operacional que atraiu a aposentada Leda Pereira, 59 anos. Após se aposentar da área de educação e interessada em um novo negócio para gerir, optou em administrar uma lavanderia autônoma no bairro Coração Eucarístico, região Noroeste da capital mineira. “Eu não tenho funcionários e quase não vou à loja, até abrir e fechar eu faço de forma remota. Só vou até lá para cuidar da limpeza e reabastecer os depósitos”, comenta.
Os recursos autônomos também foram adotados pela lavanderia 5àsec. Com 554 pontos de venda no País, 66 delas em 21 cidades de Minas, a tradicional lavanderia francesa também aposta no mercado automatizado. No Brasil, a rede conta com 35 unidades de autosserviço em funcionamento que, no grupo, recebem o nome de Lavpop. Em Minas Gerais, são três: Belo Horizonte, Pedro Leopoldo e Pouso Alegre. O objetivo da empresa é comercializar a franquia de autosserviço em mais 25 cidades no Estado este ano e inaugurá-las até julho de 2025.
Quem detalha é o vice-presidente de marketing e vendas da 5àsec Brasil, Alex Quezada, que não considera o modelo uma tendência. “Não acredito que seja uma tendência, é uma realidade. O mercado já se adequou, mas ainda há espaço para ser explorado. Há muitas cidades no País que ainda não contam com o serviço”, analisa.
Ele comenta que o modelo de negócio surgiu por uma demanda dos possíveis clientes que queriam o serviço de lavanderia a baixo custo. Dessa forma, o que a 5àsec fez foi desenvolver um plano de negócio, na visão ele, lucrativo e rentável para o franqueado. “Começamos com algumas atuações em condomínios e aos poucos fomos ampliando, atendendo a demanda dos consumidores”, relata Quezada.
Automação traz economia e benefícios para lojistas
A solução traz benefícios tanto para os clientes quanto para os lojistas que precisam de eficiência operacional. De acordo com Sérgio Silvestre, sócio-fundador e CEO da LabRetail, empresa voltada à criação de projetos de automação para o varejo e indústria automotiva, a automatização dos serviços, contribuem para a eficiência do negócio.
Ele explica que a loja autônoma implica na resolução automática de problemas simples e de rápida solução, garantindo que os recursos da loja sejam utilizados de maneira eficiente. “Com a automação você minimiza os problemas e a possibilidade de equipamentos indisponíveis é menor”, explica Sérgio Silvestre. Os alertas enviados para os lojistas, resultam uma economia com reparos e compra de equipamentos, bem como de deslocamentos para visitas técnicas que podem chegar a R$ 50 mil anuais.
Para além da praticidade, a automação oferece benefícios como economia de custos, sustentabilidade, inovação e análise de dados. Minimizando erros humanos e reduzindo a dependência de mão de obra. “A lavanderia autônoma otimiza a manutenção preventiva, diminuindo custos com reparos e substituições”, comenta Silvestre.
A automação contribui ainda para a redução do consumo de água, energia e produtos químicos, tornando a operação mais sustentável. Conectado à internet e inteligente, o sistema que opera as lojas armazena informações, possibilitando a coleta e análise de dados sobre o comportamento dos clientes e preferências de serviço.
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