Setores discutem metodologia para valor de referência de remuneração de produtores
Brasília – Representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e indústrias se reuniram para discutir o andamento do grupo de trabalho responsável por propor a metodologia do valor de referência para os contratos de integração entre agroindústria e os produtores, que definirá a remuneração dos criadores de aves e suínos.
O encontro aconteceu na última terça-feira (22), em Brasília, e contou com a presença do presidente da CNA, João Martins, e do presidente da ABPA, Francisco Turra. Durante a reunião, foram tratados pontos relacionados à sustentabilidade da cadeia e aos desafios no mercado interno e externo. O objetivo é buscar a convergência entre as demandas da indústria e dos produtores para que a cadeia cresça como um todo.
“A intenção é que, nas próximas reuniões do Foniagro (Fórum Nacional de Integração Agroindustrial de Aves e Suínos), a gente chegue a um consenso da metodologia de valor de referência. Se houver divergência em algum ponto, esperamos que isso continue sendo discutido da forma mais justa e técnica possível”, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Iuri Pinheiro Machado.
Na avaliação do diretor corporativo de Agropecuária da Seara, José Ribas Junior, os participantes concordaram com os avanços consolidados até o momento e encaminharam temas que ainda estão pendentes para que o Foniagro possa dar uma resposta qualificada aos produtores que aguardam orientações. A próxima reunião do Fórum deverá acontecer em fevereiro ou março.
“Queremos começar um processo cada vez mais qualificado de discussão entre a indústria e os produtores, porque o objetivo final é o mesmo: nós temos que produzir bem e com qualidade, com um custo que seja realmente competitivo”, disse Ribas Junior.
O encontro também contou com a presença do vice-presidente da CNA, José Zeferino Pedroso, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, do presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, e do superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi. (Com informações da CNA).
Ouça a rádio de Minas