Sikur inicia as operações em Minas Gerais

27 de julho de 2021 às 0h25

img
Crédito: Pixabay

A Sikur, uma Cybersecurity Cloud Based Company, especializada em comunicação segura entre pessoas, máquinas e ativos tecnológicos, acaba de chegar a Minas Gerais. Em uma parceria com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), sediado em Santa Rita do Sapucaí, no Sul do Estado, dará origem ao primeiro lab de Cyber Security do Brasil focado em  internet das coisas (IoT), através do Security Design Lab, com sede na França.

O Security Design Lab Inatel é uma parceria do Inatel (SDL Inatel), que funcionará como uma grande rede de colaboração, unindo as instituições brasileira e francesa na disseminação de conhecimento e em testes de soluções para empresas em segurança dos dispositivos de IoT.

De acordo com o CEO da Sikur, Fabio Fischer Aguiar, o grande objetivo da empresa é a garantia de autenticação segura dos usuários, independente da ferramenta que se utiliza para comunicar, evitando problemas sérios de vazamento dados – como temos visto acontecer com cada vez mais frequência mundo afora. 

Neste sentido, a Sikur oferece aos fabricantes de IoT ou empresas que necessitem garantir a segurança do usuário, desde a análise de riscos até medidas que melhorem o nível de segurança do produto ou serviço em questão. “A Sikur é uma empresa que nasceu no Brasil e rapidamente se expandiu pelo mundo: Estados Unidos, Europa, Emirados Árabes e Japão”, contou.

A escolha por se fixar agora em Minas Gerais, segundo ele, veio a partir de dois fatores: o primeiro, pelo Estado já ter se tornado referência e possuir preocupação histórica com inovação, pesquisa e desenvolvimento; o segundo, por meio do Inatel.

“Eles são grandes provedores de segurança a nível global e já se tornaram

referência no Brasil. Por meio do Instituto, conseguimos fazer o intercâmbio com o que há de mais moderno, em termos de apps e clouds, é um canal de benchmarking global, e hoje, todas as companhias que são clientes na área de telecomunicação se preocupam com isso”, afirmou.

Assim, na parceria para o Security Design Lab Inatel, o Inatel será um braço da Sikur no Brasil. A empresa, diretamente da França, vai disponibilizar toda sua expertise, network e processos de auditorias, testes e todo processo de segurança para fabricantes. “Será uma relação de compartilhamento de inteligência e update global. Vamos realizar workshops, trazer entidades e governos para estabelecer avanços na área de cyber segurança”, completou.

Realidade

Por fim, Aguiar destacou que mundo afora já existe uma realidade capilar de IoT, dispositivos conectados, carros autônomos, e claro, dominado pelos famosos smartphones, o que não é diferente no Brasil que, conforme ele, tem avançado muito no assunto, principalmente a partir da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que é “um instrumento legal para obrigar as empresas a garantirem a proteção de acesso e vulnerabilidade aos usuários”.

“Nossa companhia existe para agir como prevenção a esse tipo de problema e evitar que um hacker, entidade ou agente daninho acesse dispositivos e sistemas. Somos uma empresa de estratégica e defesa e vamos atuar para auxiliar as empresas brasileiras nestas questões”, finalizou.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail