Sistema B ganha nova configuração de governança

8 de dezembro de 2020 às 0h11

img
Crédito: Pixabay

Acaba de ser eleito Membro Efetivo do Sistema B Brasil, Rodolfo Guttilla, sócio fundador da Cause, consultoria que apoia marcas e organizações na identificação e gestão de causas que as conectem com as demandas. O executivo irá representar as empresas certificadas do País na governança da entidade.

“Nessa nova configuração de governança, projeto coletivo, iremos ampliar nossa base de empresas certificadas, especialmente do mainstream. Sem, contudo, deixar de apoiar pequenos e médios empreendedores para que se unam a esse movimento de renovação do jeito de fazer negócios”. Em mandato anterior, Guttilla atuou como Conselheiro Fiscal da organização.

O Sistema B é um Movimento motivado por milhares de pessoas que querem trabalhar por um mundo melhor e não apenas por um salário. A proposta não se limita ao trabalho das equipes executivas, ele também leva a uma economia que inclua todos nós e que possa criar valor integral para o mundo e para a Terra, promovendo formas de organização econômica que possam ser medidas com base no bem-estar das pessoas, das sociedades e da Terra de forma simultânea, e com considerações de curto e longo prazo. “Na América Latina e no mundo, nós e milhares de pessoas nos reconhecemos como parte de um movimento em que o encontro surge quando percebemos que compartilhamos a mesma busca: uma nova “genética” econômica que permita que os valores e a ética inspirem soluções coletivas sem esquecer das necessidades particulares”, afirma Guttilla.

Critérios – O que é uma Empresa B? Todas as Empresas B medem seu impacto socioambiental e se comprometem de forma pessoal, institucional e legal a tomar decisões considerando as consequências de suas ações na comunidade e no meio ambiente, no longo prazo. Assumem com responsabilidade e orgulho que pertencem a este movimento global de empresas que querem fazer mudanças usando a força do mercado para solucionar problemas sociais e ambientais.

Esse novo tipo de empresa aumenta o dever fiduciário de seus acionistas e gestores em seus estatutos incorporando interesses não financeiros de longo prazo, cumprindo o compromisso de melhorar seus impactos socioambientais de forma contínua e operando com altos padrões de desempenho e transparência. A Empresa B deseja ser a melhor empresa para o mundo e não só do mundo.

Como se avalia uma Empresa B? As empresas que se certificam não são perfeitas, mas assumem um compromisso de melhoria contínua e colocam o propósito empresarial no cerne de seu modelo de negócio. Além disso, as ações da empresa são consideradas em cinco áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente . Essa certificação é uma revisão detalhada de todas as áreas de sua empresa. Seu intuito é ajudar a identificar todas as possíveis áreas de melhoria e oportunidades para ser um agente de mudança na economia, protegendo a missão e potencializando o triplo impacto positivo. A certificação é entregue pelo B Lab, uma entidade sem fins lucrativos dos Estados Unidos.

Compromissos de uma Empresa B

Compromete-se a criar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
Propósito: Aumentar o dever fiduciário de acionistas e gestores incluindo interesses não financeiros, como Mudança de Estatutos.
Compromete-se a operar com altos padrões de gestão e transparência: Certificação
Forma parte de uma Comunidade: Declaração de Interdependência.

Estrutura de Governança

Membros Curadores: Têm como papel preservar os valores, os princípios e as crenças ao longo do fortalecimento e crescimento do movimento global de Empresas B no Brasil.
Membros Efetivos: Representam Empresas B certificadas no Brasil. São nomeados, a cada dois anos, para representá-las no fórum de Governança do Sistema B Brasil, com poder de voz e voto.
Conselho Deliberativo: Membros eleitos a cada dois anos
Conselho Fiscal: Membros eleitos a cada dois anos
Associados: Fazem parte do Sistema B Brasil empresas e organizações certificadas

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail