Negócios

Soluções Usiminas ganha reforço com vendas on-line

Soluções Usiminas ganha reforço com vendas on-line
A Usiminas vem apresentando resultados satisfatórios e, inclusive, recordes no último trimestre | Crédito: Usiminas - Divulgação

Lançado oficialmente há cerca de seis meses, a plataforma de e-commerce da Soluções Usiminas – braço de distribuição de aço e serviços da Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas) – vem apresentando resultados satisfatórios e promissores. Com o objetivo de atender o cliente final, o canal de vendas Mais Soluções Usiminas é pioneiro e tem se posicionado no mercado do varejo digital de forma competitiva e atrativa.

A avaliação é do diretor-executivo da Soluções Usiminas, Ascanio Merrighi. Segundo ele, embora tenha sido desenvolvido em 2019 e testado em 2020, o projeto segue em constante experimentação e evolução, em virtude, principalmente, de suas ambições, de modificar a forma de se consumir matérias-primas de aço. A meta é que a Mais Soluções seja a maior e melhor plataforma de conteúdo e negócios de aço, revolucionando a aproximação e percepção da marca junto a diferentes públicos consumidores.

“A ideia da plataforma veio de uma dor interna da própria empresa, pois negócio que não cresce, morre. Estamos falando da maior processadora e distribuidora de aços planos do Brasil, uma empresa consolidada, com 120 mil toneladas de aço processado e distribuído todos os meses, mas que nem por isso pode perder o anseio por se reinventar. Buscávamos formas de elevar a participação e posição da empresa no mercado brasileiro de aço e criamos a Mais Soluções”, explica.

A Usiminas vem apresentando resultados satisfatórios e, inclusive, recordes no último trimestre. Apenas a Soluções Usiminas, braço que atua no mercado de distribuição de aço, serviços, fabricação e venda de tubos de pequeno diâmetro, a receita líquida no segundo trimestre de 2021 atingiu R$ 2,4 bilhões, uma alta de 38,7% em relação aos três primeiros meses deste ano, quando já havia registrado sua maior receita líquida da história da empresa, de R$ 1,7 bilhão.

A ideia da plataforma veio de uma dor interna, disse Merrighi | Crédito: Glaucia Rodrigues/Divulgação

A participação da Mais Soluções neste resultado ainda é bem pequena, admite Merrighi. No entanto, conforme ele, tamanho o potencial da ferramenta, que 5% deste volume – bem trabalhado e com todas as conexões possíveis -, será possível gerar a mesma Ebitda para 100% do negócio tradicional.

“Estamos falando de uma plataforma de vendas on-line, negócios e conteúdo que hoje está mais concentrada em vender, mas que está se estruturando para funcionar como uma comunidade. Queremos conectar pessoas, consumidores e prestadores de serviço: arquitetos, designers, serralheiros e muitos outros”, diz.

Os desafios são enormes, dado o ineditismo da iniciativa, bem como as aspirações do projeto, ou seja, algo inovador em escala global. “Entendemos esse projeto como um diferencial que vai sustentar ou mesmo ampliar os resultados da Soluções Usiminas daqui para frente”, revela.

O diretor lembra por fim que a plataforma e-commerce destina-se a três perfis de consumidores: aqueles com necessidade de prazos menores aos da usina, os que buscam aço em escala menor de consumo e os que buscam aço em formatos diferentes.

“Por meio da plataforma nos aproximamos ainda mais de quem precisa da qualidade do nosso aço, mas em frações menores. Ampliamos o acesso aos produtos da Soluções Usiminas para qualquer pessoa física ou jurídica no atacado ou no varejo. Pelo celular, tablet ou computador, as pessoas têm acesso ao nosso aço com pagamento simplificado, e ainda podem escolher onde receber o produto”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas