Startup que oferece cobertura para baterias de carros elétricos inicia operações por BH
Com a proposta de mais segurança para os compradores de carros elétricos, a startup E-Fort inicia suas operações por Belo Horizonte e região metropolitana. A empresa acaba de lançar um programa de assinatura voltado à assistência permanente de baterias de veículos elétricos, com cobertura válida após o fim da garantia de fábrica. O serviço começa a ser ofertado na capital mineira e região metropolitana com planos a partir de R$ 97 por mês e mira consumidores de carros zero km e o mercado local de seminovos.
O lançamento ocorreu em novembro, com foco inicial em Belo Horizonte. No entanto, a empresa projeta expansão para todo o País até fevereiro de 2026, com meta de atingir 5% da frota de seminovos elegíveis, estimada em 25 mil veículos, e entre 10% e 20% dos novos modelos vendidos mensalmente.
Criada pelos empresários Ricardo Ceruli, Cassio Ceruli e Fabricio Barroca, a startup brasileira recebeu aporte inicial de R$ 2 milhões para estruturar a operação e desenvolver o modelo de cobertura. A proposta vincula o chassi do veículo e o número de série da bateria ao programa, cuja ativação ocorre automaticamente após o término da garantia do fabricante, sem vistoria prévia. A contratação é digital e inclui selo de “bateria assistida pela E-Forth”.
Como funciona
O plano prevê reparo ou substituição da bateria, item que pode representar entre 30% e 40% do valor de um veículo novo. Segundo o CEO e cofundador da E-Forth, Ricardo Ceruli, o programa busca reduzir o risco percebido na compra de elétricos. “A substituição de uma bateria pode custar mais que o valor de um carro usado, o que afasta consumidores. A proposta é dar previsibilidade de custos e fortalecer o mercado de seminovos”, afirma.
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) indicam que o Brasil soma cerca de 500 mil veículos elétricos e híbridos em circulação, com mais de 18 mil emplacamentos por mês. Em julho de 2025, foram registrados 19.016 veículos eletrificados. Segundo Ceruli, o programa pode contribuir para ampliar a adoção ao oferecer segurança ao consumidor.
O modelo de negócios inclui parcerias com concessionárias e oficinas credenciadas, responsáveis pela venda do plano e pela execução de serviços de reparo e substituição. O credenciamento está em andamento e prevê remuneração por vendas. Para o início da operação, a empresa avalia condições específicas para adesão de parte dos seminovos já em circulação, além dos veículos zero km.
Ouça a rádio de Minas