Startup leva empoderamento a deficientes

Um mouse sem fio criado para que pessoas que não podem usar as mãos consigam controlar equipamentos como celular, tablet e computador apenas com movimentos da cabeça e gestos faciais está revolucionando os negócios de uma startup mineira. Já conhecida nacional e mundialmente pelo desenvolvimento de soluções de acessibilidade, a TiX Tecnologia Assistiva mais que dobrou seu faturamento no ano passado.
E, apesar da base fraca de comparação, causada pelos impactos da pandemia em 2020, o expressivo aumento no número de clientes confirma a evolução da empresa em 2021. O CEO da TiX, Adriano Assis, diz que a chegada do Colibri ao portfólio em outubro e um vídeo do produto viralizado na internet em dezembro, foi suficiente para que a startup recebesse, em dois meses, centenas de novas assinaturas, dobrando a base de clientes.
“O primeiro protótipo foi desenvolvido em junho de 2020 e 16 meses depois já tínhamos o primeiro lote para comercialização, mediante um investimento de R$ 150 mil. Mas nos faltava alcançar o público-alvo e o produto ser conhecido em uma escala maior. Com um vídeo despretensioso que caiu nas redes, esse alcance aconteceu”, recorda.
Agora as expectativas são ainda mais promissoras para 2022. Tamanha a repercussão que o Colibri vem ganhando – inclusive com uma participação de Assis no reality show da Netflix, Ideias à Venda – que a empresa espera multiplicar por cinco a base de clientes neste exercício. Já o faturamento deverá dobrar mais uma vez, conforme o executivo. “Tem toda chance de ser um desempenho ainda melhor, devido todas essas divulgações, mas o planejado, por enquanto, é esse”, diz.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O Colibri é um dos cinco produtos que integram o portfólio da TiX. Até seu lançamento, a empresa era conhecida pelo desenvolvimento do Teclado Inteligente Multifuncional, ou simplesmente Teclado TiX – que era também o carro-chefe da startup, lugar ocupado agora pelo mouse que se acopla em óculos.

O Teclado Inteligente Multifuncional oferece todas as funções de teclado e mouse com acessibilidade, por meio de 11 teclas sensíveis ao toque, que podem ser acionadas até mesmo pelo piscar dos olhos. Em conjunto com o aplicativo Expressia e seus acessórios, o equipamento compõe uma plataforma de inclusão escolar e reabilitação capaz de desenvolver o motor e o cognitivo de alunos e pacientes com deficiências físicas e intelectuais.
E assim essa tecnologia já vem ganhando o Brasil, já que por meio de uma parceria com o Grupo Actcon, o sistema já é aplicado em escolas não apenas de Minas Gerais, mas também de Pernambuco, Maranhão, São Paulo e Espírito Santo. E o modelo segue em negociação com pelo menos outras cinco prefeituras para ser implantado ainda neste exercício.
Fundada em 2009 como Geraes e rebatizada em 2019 como TiX Tecnologia Assistiva, em Belo Horizonte, a empresa opera também no exterior com a unidade de negócios Key2enable, e já recebeu reconhecimentos no Brasil e no mundo. Em maio de 2019, passou a integrar (como TiX) o ranking ‘Negócios mais Promissores em Inovação’ do Brasil e, enquanto Key2enable, foi reconhecida com o título de startup mais promissora do mundo pelo programa Gitex Future Stars, dos Emirados Árabes e no Innovation and Entrepreneurship Competition, da China.
Além disso, a Key2enable faz parte do portfólio de três aceleradoras globais: a Singularity University (EUA), a Krypto Labs (Emirados Árabes) e a Startup Chile. A TiX lidera, ainda, o ranking Innovation Awards Latam como uma das startups mais promissoras da América Latina e, em junho de 2019, ficou em segundo lugar do FedEx para Pequenas Empresas no Brasil.
Ouça a rádio de Minas