Negócios

Startup mineira Kriativar conquista liderança em ranking de inovação aberta

Resultado foi anunciado no último dia 18 de outubro, em solenidade no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro
Startup mineira Kriativar conquista liderança em ranking de inovação aberta
A Kriativar, é uma startup mineira sediada em Belo Horizonte. Fundada em 2014, é especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas | Crédito: Divulgação 100 Open Startups

A Kriativar, startup mineira de tecnologia, conquistou nesta semana a primeira posição na categoria de Realidade Virtual e Realidade Aumentada (VR/AR) no Ranking 100 Open Startups 2023. Organizado pela plataforma 100 Open Startups, que é líder em inovação aberta na América Latina, a lista reconhece as startups mais atrativas para o mercado corporativo brasileiro. Com um crescimento de 6% em relação ao ano anterior, o segmento de VR/AR contou com 54 startups com contratos validados de inovação aberta com corporações.

Com escritório-sede em Belo Horizonte, a empresa desenvolve soluções tecnológicas com base na criatividade e tecnologias emergentes. Sob a liderança da empresária Sofia Fada, a Kriativar vem expandindo rapidamente e planeja sua internacionalização, com foco inicial nos Emirados Árabes.

Para alcançar um lugar no TOP 10 entre as startups de VR/AR, foram necessários 26 pontos, medidos com base na quantidade e no tipo de relações de inovação aberta estabelecidas com corporações. Das startups premiadas nesta categoria, oito são estreantes em relação ao ranking 2022.

De acordo com o CEO e fundador da 100 Open Startups, Bruno Rondani, o valor contratado das startups pelas corporações, no âmbito da inovação aberta, aumentou impressionantes 160%, totalizando R$ 65 milhões durante o período do ranking de 2023.

Entre as tendências de inovação mais exploradas pelas startups de Internet das Coisas (IoT), destacam-se a “Realidade Virtual”, “Realidade Aumentada” e “Inteligência Artificial“. Os setores de “Indústria Eletroeletrônica e Mecânica” (8,7%), “Construção Imobiliária” (8,0%) e “Mineração e Metais” (8,0%) foram os que mais se relacionaram com essas startups.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas