Startup mineira Kriativar conquista liderança em ranking de inovação aberta
A Kriativar, startup mineira de tecnologia, conquistou nesta semana a primeira posição na categoria de Realidade Virtual e Realidade Aumentada (VR/AR) no Ranking 100 Open Startups 2023. Organizado pela plataforma 100 Open Startups, que é líder em inovação aberta na América Latina, a lista reconhece as startups mais atrativas para o mercado corporativo brasileiro. Com um crescimento de 6% em relação ao ano anterior, o segmento de VR/AR contou com 54 startups com contratos validados de inovação aberta com corporações.
Com escritório-sede em Belo Horizonte, a empresa desenvolve soluções tecnológicas com base na criatividade e tecnologias emergentes. Sob a liderança da empresária Sofia Fada, a Kriativar vem expandindo rapidamente e planeja sua internacionalização, com foco inicial nos Emirados Árabes.
Para alcançar um lugar no TOP 10 entre as startups de VR/AR, foram necessários 26 pontos, medidos com base na quantidade e no tipo de relações de inovação aberta estabelecidas com corporações. Das startups premiadas nesta categoria, oito são estreantes em relação ao ranking 2022.
De acordo com o CEO e fundador da 100 Open Startups, Bruno Rondani, o valor contratado das startups pelas corporações, no âmbito da inovação aberta, aumentou impressionantes 160%, totalizando R$ 65 milhões durante o período do ranking de 2023.
Entre as tendências de inovação mais exploradas pelas startups de Internet das Coisas (IoT), destacam-se a “Realidade Virtual”, “Realidade Aumentada” e “Inteligência Artificial“. Os setores de “Indústria Eletroeletrônica e Mecânica” (8,7%), “Construção Imobiliária” (8,0%) e “Mineração e Metais” (8,0%) foram os que mais se relacionaram com essas startups.
Ouça a rádio de Minas