Startup mineira recebe R$ 31 milhões para criar centro de pesquisa em fórmulas infantis em BH
A startup de biotecnologia Harmony Baby Nutrition, fundada pelo farmacêutico mineiro Wendel Afonso, foi selecionada para receber R$ 31 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Finep-BNDES). A ideia é desenvolver, em Belo Horizonte, uma ampla variedade de fórmulas infantis que são muito mais semelhantes ao leite materno que os produtos atuais feito com leite de vaca.
De acordo com estudos publicados pelo Hospital Infantil da British Columbia, em Vancouver, no Canadá, um em cada seis bebês têm reações alérgicas às fórmulas que têm como base o leite de vaca. Na outra ponta, as opções hipoalergênicas de fórmulas infantis são muitas vezes rejeitadas por conta do gosto.
O objetivo da iniciativa é oferecer alternativas aos produtos tradicionais do mercado, que contam com quantidades altas de açúcares adicionados e ingredientes derivados do leite de vaca industrializado.
‘Dor’ pessoal ajudou a criar o produto
O investimento faz parte da chamada pública para seleção de propostas de atração, implantação ou expansão de centros de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação criada pelo banco público junto à financiadora de estudos e projetos.
Para Wendel Afonso, fundador e CEO da Startup Harmony – cuja própria filha sofreu com alergias à fórmulas comuns durante a amamentação –, há uma oportunidade única de investir em um setor sem presença nacional até o momento.
“Atualmente, não existe uma indústria nacional de fórmulas infantis no Brasil. O mercado tem sido dominado por décadas por grandes empresas multinacionais”, afirma o empresário.
Começo em Minas
Graduado em Farmácia com mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o mineiro iniciou as pesquisas sobre hidrolisados proteicos para nutrição clínica enquanto estava na universidade.
Afonso diz que o centro de pesquisas pode ser um passo importante para o ecossistema da capital mineira. “Este investimento nos permite estabelecer um ecossistema de pesquisa e produção de classe mundial aqui mesmo em Belo Horizonte. Ao fazer isso, também posicionamos o Brasil como líder global em inovação de fórmulas infantis humanizadas. Estamos honrados por a Harmony ter sido escolhida como uma empresa capaz de moldar o futuro tecnológico do País”, acrescenta o executivo.
Inspiração da startup na natureza
Não é a primeira vez que a Harmony utiliza produtos inspirados na natureza e apoiados na ciência para inovar. O primeiro produto foi a fórmula infantil inspirada no leite materno, chamada Melodi. Ela contou com uma preferência sensorial de 61% a mais do que em comparação com produtos hipoalergênicos convencionais. Estudos independentes constataram o valor nutricional do produto.
Além disso, a expectativa é de que o centro de pesquisa em Belo Horizonte inicie as atividades no primeiro semestre de 2026. Ele deve gerar cerca de 25 empregos. Desses, ao menos cinco devem ser cientistas com mestrado ou doutorado em nutrição infantil.
Apoio para a pesquisa
A Startup Harmony Baby Nutrition também recebe investimentos externos para a pesquisa. É possível fazer doações para participar da missão no Wefunder, que serão direcionadas para apoiar a expansão da companhia nos EUA e seu projeto de pesquisa no Brasil. Mais informações estão disponíveis aqui.
Ouça a rádio de Minas