Stellantis amplia turnos em Betim e mira novo recorde de produção
Em agosto está prevista para entrar em operação um terceiro turno de trabalho no Polo Automotivo Stellantis Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com isso, a montadora espera fechar 2026 com cerca de 600 mil veículos fabricados na planta, o que significaria um novo recorde de produção anual.
As informações foram destacadas pelo vice-presidente sênior de Manufatura da Stellantis na América do Sul, Glauber Fullana, em entrevista ao Diário do Comércio, nesta segunda-feira (20), durante evento de comemoração dos 50 anos da Fiat no Brasil e do complexo industrial mineiro. Na oportunidade, a montadora anunciou que o modelo que irá integrar o portfólio de produção da marca na unidade ainda em 2026 se chamará Novo Argo X.
Para atender à produção do modelo inédito e à forte demanda do mercado por produtos do polo automotivo de Betim, a Stellantis vai ativar o terceiro turno da fábrica. Serão gerados 1.200 empregos diretos e os colaboradores contratados estão em fase final de treinamento.
Atualmente, a planta emprega 19 mil funcionários diretos e tem capacidade de produzir, anualmente, até 650 mil veículos. Em 2025, com dois turnos de trabalho, foram produzidos 525 mil veículos, o maior volume em um ano desde a criação da Stellantis, em 2021.

Conforme Fullana, com três turnos em operação, a capacidade instalada anual do complexo deve atingir cerca de 690 mil veículos. Assim, a unidade tende a assumir a liderança global de produção da montadora, superando o complexo de Vigo, na Espanha.
No ano passado, a Stellantis cogitou que o polo automotivo de Betim poderia ser a planta com o maior volume de produção anual, mas a espanhola a superou, alcançando 550 mil veículos fabricados. Questionado se o complexo mineiro pode ocupar o topo neste ano, o vice-presidente sênior de Manufatura disse que o desejo da montadora é esse.
“A capacidade da planta com três turnos será maior do que essa planta da Espanha. Lembrando que a planta de Betim já é uma das maiores da Stellantis no mundo e é a maior na América do Sul. Então, a nossa ideia é que a gente tenha mercado para poder absorver toda a capacidade daqui para chegar realmente a ser a maior planta do grupo”, afirmou.
Novo Argo X é o primeiro lançamento do plano de investimentos da planta
Como mencionado acima, a Stellantis revelou o nome do produto inédito que vai compor o portfólio da Fiat no Polo Automotivo de Betim. O Novo Argo X foi o primeiro modelo anunciado entre os cinco que serão lançados – um por ano, a partir de 2026 –, como parte do maior plano de investimentos da história da planta, de R$ 14 bilhões, entre 2025 e 2030.
Ao comunicar a novidade durante o evento, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Herlander Zola, ressaltou que a atual geração do Argo seguirá em produção na unidade apesar da estreia do Novo Argo X, em um movimento estratégico da montadora. O Fiat Argo é o veículo de passeio mais vendido da Fiat no Brasil, o segundo modelo mais vendido da marca no País e o quarto veículo mais vendido do mercado brasileiro.
Ouça a rádio de Minas