Stone e Abrasel lançam ferramenta para medir desempenho de bares e restaurantes

Uma parceria inovadora promete alavancar o setor gastronômico no Brasil. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com a Stone, empresa especializada em tecnologia e serviços financeiros, acaba de lançar uma ferramenta para mensurar o desempenho do segmento de bares e restaurantes no País.
O Índice possibilita medir as vendas, proporcionando visões abrangentes e estratégicas sobre o movimento do setor e tendências de mercado. Com isso, será possível acompanhar os resultados em 24 dos 27 estados brasileiros com recortes mensais e anuais para empresários e analistas do setor.
Os primeiros dados, referentes a fevereiro, mostram que o setor apresentou recuperação em fevereiro, com aumento de 2,2% nas vendas, após queda de 5,1% em janeiro.
Segundo o economista-chefe da Stone, Vinicius Carrasco, a parceria da empresa de serviços financeiros com a associação vai aproximá-los ainda mais dos empreendedores brasileiros. “O índice, que está sendo lançado de forma exclusiva, não só oferece uma visão completa das tendências de mercado, mas também se torna uma ferramenta essencial para empresários, pesquisadores e profissionais do setor”, argumenta.
O objetivo do Índice, segundo ele, é capacitar empreendedores para entenderem melhor as oportunidades do mercado e, assim, planejarem com maior eficiência os próximos passos para a gestão de seus negócios.
Já o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, destaca que o indicador é relevante tanto para o trabalho da associação, quanto para os gestores de bares e restaurantes. “Vai nos dar mais agilidade na percepção de problemas e tendências, permitindo uma atuação mais assertiva no trabalho pela melhoria do setor”, pontua.
Ouça a rádio de Minas